Fechar
GP1

Polícia

Polícia Civil contabiliza mais de 100 prisões na Operação Cerco Fechado

Os números fazem parte de um balanço parcial das ações iniciadas no dia 05 e que seguem até hoje.

O Diretor de Polícia Especializada da Polícia Civil do Piauí, delegado Tales Gomes, divulgou o balanço parcial da Operação Cerco Fechado, deflagrada no último dia 05 de setembro e intensificada na manhã desta terça-feira (12). Até o momento, foram cumpridos mais de 180 mandados de prisão e de busca e apreensão em Teresina e em mais de 20 cidades do Piauí.

Conforme os dados referentes a Operação Cerco Fechado, somente na manhã desta terça-feira, foram feitas mais de 30 prisões. Além disso, foram apreendidas 12 armas de fogo e 18 veículos com restrição de roubo/ furto foram retirados de circulação.

Em entrevista à imprensa, Tales Gomes comentou que as ações da Operação Cerco Fechado seguem uma determinação da Secretaria de Segurança Pública e da Delegacia Geral da Polícia Civil, no sentido de intensificar as ações de repressão aos vários crimes registrados na Capital e no interior do estado. "Essas ações iniciaram na última terça-feira, dia 05 [de setembro], por determinação do delegado geral Luccy Keiko e ele determinou uma semana de cumprimento de mandados, intensificação de levantamentos, representações ao Poder Judiciário, a fim de cumprir o maior número possível de buscas e prisões, e, até o momento, nós estamos com mais de 100 prisões”, explicou.

Foto: Alef Leão/ GP1Delegado Tales Gomes
Delegado Tales Gomes

O delegado Tales Gomes destacou ainda que os levantamentos feitos pela Polícia Civil indicaram que os principais crimes combatidos no âmbito da Operação Cerco Fechado foram homicídios, roubo, feminicídio e tráfico de drogas.

"Inclusive, nesse trabalho, houve apreensão de armas e, dentre essas armas, uma delas foi apreendida no contexto de uma investigação de feminicídio, em repressão aos crimes de roubo e homicídio, principalmente. Isso reflete também na estatística da operação que mostra que a maioria dos mandados cumpridos são desses crimes de roubo, homicídios e tráfico de drogas e um percentual significativo também de violência doméstica", relatou Tales Gomes.

Combate a redução de crimes

Em entrevista à imprensa, o Diretor de Polícia Metropolitana, delegado Marcelo Leal, destacou que as prisões registradas durante o período de 7 dias têm um reflexo imediato na redução de crime, principalmente, em função de apreensões de armas de fogo, meio pelo qual a maioria dos delitos são praticados.

"Foram 12 armas apreendidas, sem dúvida alguma essas armas foram usadas em algum tipo de crime, ou homicídio, roubo, ameaça, enfim. Então, nossa ação visa, principalmente, dar cumprimento a esses mandados da Justiça, que estão em aberto, pessoas que estão em dívida com a Justiça e trazer maior sensação de segurança, também com a diminuição dos números, que é uma tendência que está acontecendo nesse ano. Nesse mês de agosto nós tivemos uma redução bastante acentuada no número de homicídios e a nossa ideia com essas prisões, é diminuir ainda mais esses números", atribuiu o delegado Marcelo Leal.

Foto: Alef Leão/GP1Delegado Marcelo Leal, Diretor de Polícia Metropolitana da Polícia Civil do Piauí
Delegado Marcelo Leal, Diretor de Polícia Metropolitana da Polícia Civil do Piauí

Ainda segundo a autoridade policial, foi constatado que grande parte dos alvos presos durante a Operação Cerco somam passagens pela polícia. "Há muitos mandados a serem cumpridos, o que acontece é que temos dificuldade em localizar essas pessoas, porque o criminoso contumaz não tem um endereço certinho como o cidadão de bem em geral tem, então a gente tem que fazer um trabalho bastante grande para dar cumprimento ao mandado, por isso que quando a gente as vezes prende uma única pessoa vai ter 3, 4, 5 mandados de prisão em aberto porque ela já reiterou no crime tantas vezes que a Justiça nunca havia conseguido localizar", explicou o delegado Marcelo Leal.

Operação Cerco Fechado

A Polícia Civil do Piauí deflagrou nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (12) a Operação Cerco Fechado, para dar cumprimento a mandados de prisão e de busca e apreensão relacionados à prática de diversos crimes em Teresina e também no interior do Estado.

A ação, coordenada pela Delegacia Geral, conta com a participação de aproximadamente 100 policiais civis de unidades distritais, metropolitanas, especializadas e do interior.

Foto: Divulgação/PC-PIPoliciais do DRACO em ação na Operação Cerco Fechado
Policiais do DRACO em ação na Operação Cerco Fechado

De acordo com o delegado geral Luccy Keiko, a operação tem por objetivo a redução de índices de criminalidade, o que resulta em diversos benefícios a sociedade. “Policiais civis estão em campo para cumprir mandados por furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica, homicídios e tudo que é tipificado na lei penal como crime”, destacou o delegado.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.