Fechar
GP1

Política

Promotor de Justiça instaura inquérito para apurar omissão da Defensoria Pública em Gilbués no Piauí

Foi encaminhada cópia da portaria de instauração ao Procurador Geral de Justiça para fins de oficiar o Governador para tomar ciência da instauração do inquérito civil.

O Promotor de Justiça da Comarca de Gilbués, Vando da Silva Marques, instaurou Inquérito Civil Público, através da portaria 03/2011, para investigar e apurar a omissão da Defensoria Pública no que tange a falta de designação e/ou comparecimento de Defensor Público para atuar na Comarca de Gilbués. O Promotor requisitou informações acerca dos motivos pelos quais inexiste Defensor Público na Comarca de Gilbués a mais de 6 meses e quer saber quais as razões pelas quais não houve nomeação em substituição a Defensora Pública que está impossibilitada de comparecimento a Comarca.

Segundo o Promotor “são inúmeras as reclamações apresentadas a Promotoria de Justiça acerca da ausência de comparecimento de Defensor Público, o que prejudica o atendimento a inúmeras pessoas carentes, inviabilizando a adoção de medidas para assegurar direitos além de tornar prejudicadas medidas de caráter alimentar, como ação relativas a alimentos em favor de menores, benefícios previdenciários e outras medidas de extrema urgência.

Foi expedida recomendação ao Defensor Público Geral para que no prazo de 10 dias providencie a designação de Defensor Público para prestar atendimento contínuo e ininterrupto na Comarca de Gilbués, ao menos uma vez por semana, e que seja feito agendamento prévio bimestral possibilitando o prévio conhecimento da população que necessita de assistência Judiciária.

O Promotor Vando da Silva Marques, adverte ao Defensor Geral do Estado que o não atendimento a recomendação ensejerá uma ação civil pública cominada com obrigação de fazer e ainda de improbidade administrativa.

Foi encaminhada cópia da portaria de instauração ao Procurador Geral de Justiça para fins de oficiar o Governador para tomar ciência da instauração do inquérito civil. 

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.