Fechar
GP1

Política

Ex-prefeito Osmar Teixeira Moura de São Miguel da Baixa Grande é denunciado a Justiça Federal

Osmar Teixeira atualmente ocupa o cargo de diretor regional dos Correios no Piauí.

O ex-prefeito Osmar Teixeira Moura, de São Miguel da Baixa Grande, foi denunciado a Justiça pelo Ministério Público Federal por crimes da Lei das Licitações ( 8.666/93). A ação foi autuada ontem, 17, e distribuída a 2ª Vara Federal. O processo recebeu o nº 0017781- 15.2011.4.01.4000. A Polícia Federal foi que investigou o ex-prefeito através do Inquérito nº 461/2007. Também foi denunciado na ação Antonia Maria de Sousa Forte. Osmar Teixeira atualmente ocupa o cargo de diretor regional dos Correios no Piauí.

Imagem: ReproduçãoOsmar Teixeira(Imagem:Reprodução)Osmar Teixeira

Vida Pregressa

Este ano, o Tribunal de Contas da União – TCU julgou irregulares as contas do ex-prefeito de São Miguel da Baixa Grande, Osmar Teixeira Moura, referentes a recursos transferidos para o atendimento das ações inerentes ao Programa de Apoio Aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos – PEJA, e Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE, no exercício de 2004.

O ex-prefeito foi condenado a pagar a quantia original de R$ 24.373,77, atualizada monetariamente e acrescida de juros até a quitação do débito e ao pagamento de multa no valor de R$ 4.000,00.

Na defesa, os argumentos apresentados por Osmar Teixeira de Moura não conseguiram sanar as irregularidades que provocaram a tomada de contas especial pela ausência de nexo de casualidade entre os recursos transferidos e as despesas supostamente realizadas.

Segundo o relator Augusto Nardes, toda a argumentação oferecida mostrou-se contraditória, pois, “a justificativa apresentada para a realização de saques diretamente na conta-corrente, pela inexistência de agência bancária no município, não foi corroborada documentalmente.”

Nos termos do art. 16, § 3º, da Lei n.º 8.443/1992, foi remetido cópia do acórdão e do relatório e voto que o fundamentam à Procuradoria da República no Estado do Piauí, para a adoção das medidas cabíveis. A decisão do TCU foi publicada no Diário Oficial da União, de 12 de julho de 2011.

O ex-prefeito já foi condenado pela Justiça Federal a devolver recursos do Sistema Único de Saúde – SUS, aplicados indevidamente, e é réu em outra três ações por improbidade administrativa.

O outro lado

A reportagem do GP1 tentou falar com o diretor Osmar Moura, mas a secretária informou que ele está de férias e só retorna na segunda-feira (22).

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.