Fechar
GP1

Política

Kléber Eulálio amplia a vantagem em nova pesquisa e aparece 10 pontos à frente de Belê

Candidato das oposições peemedebista aparece com 44% das intenções de votos contra 34% da segunda colocada Belê Medeiros (PSB e 7% de Gleuton Portela (PRTB).

Em nova pesquisa de intenções de votos publicada nesta segunda-feira, 27 de agosto, o candidato a prefeito de Picos pela coligação “A mudança que o povo quer”, deputado Kléber Eulálio (PMDB), ampliou a vantagem em relação a sua principal adversária Belê Medeiros (PSB). Na estimulada a diferença passou de 6,6% para 10 pontos percentuais.

Realizada pelo Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem), em parceira com o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, a pesquisa apontou a liderança do candidato Kléber Eulálio com 44% das intenções de votos. Em segundo lugar ficou Belê Medeiros (PSB) com 34% e em terceiro o advogado Gleuton Portela (PRTB) com 7% da preferência do eleitorado picoense. Indecisos somam 12,75% e nulo ou branco 2,25%.
Imagem: José Maria Barros/ GP1Candidato Kléber (PMDB) lidera com 44% das intenções de votos(Imagem:José Maria Barros/ GP1)Candidato Kléber (PMDB) lidera com 44% das intenções de votos


Os pesquisados do Instituto Amostragem entrevistaram 400 eleitores com idade a partir de 16 anos em diversos bairros e localidades da zona rural de Picos. O levantamento eleitoral foi feito entre os dias 21 a 23 de agosto e tem uma margem de erro de 4,8% para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) com o protocolo de número PI 00231/2012.

Espontânea

Com 35,5% das intenções de votos do eleitorado picoense, Kléber Eulálio também lidera na espontânea, ou seja, quando os pesquisados não citam para os entrevistados os nomes dos candidatos envolvidos na disputa eleitoral. Em seguida vem Belê Medeiros com 28,25% e em terceiro Gleuton Portela com 3% da preferência. Indecisos somam 28,5% e nulo 3,5%.
Imagem: José Maria Barros/GP1Candidata Belê ficou em segundo com 34% das intenções de votos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Candidata Belê ficou em segundo com 34% das intenções de votos

Rejeição

Candidata da situação com o apoio seu tio o prefeito Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB), Belê Medeiros aparece com o maior índice de rejeição. Entre os entrevistados 34,5% disseram que não votariam nela de jeito nenhum. Em seguida vem Gleuton Portela com índice de 22,75% de rejeição e o menos rejeitado pelo eleitor picoense é o candidato das oposições Kléber Eulálio, com percentual de 20%. Entre os entrevistados 16,5% disseram não rejeitar nenhum candidato e 10,75% não sabem ou preferiram não opinar.

O diretor presidente do Instituto Amostragem, professor de Bioestatística do Departamento de Medicina Comunitária da Universidade Federal do Piauí (UFPI), João Batista Teles, explicou que os percentuais de rejeição somam mais de 100% porque um eleitor pode rejeitar mais de um candidato.
Imagem: José Maria Barros/GP1Candiato Gleuton aparece em terceiro com 7% da preferência do eleitorado(Imagem:José Maria Barros/GP1)Candiato Gleuton aparece em terceiro com 7% da preferência do eleitorado

Ele disse ainda existir entre os eleitores picoenses um forte sentimento de mudança. O índice chega à casa dos 58%, contra apenas 8,75 que desejam que o próximo prefeito mantenha todas as políticas da atual administração.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.