Fechar
GP1

Política

TRE vai julgar recurso de prefeito e vice de São Julião cassados por abuso de poder

O envio a Coordenadoria de Sessões e Apoio ao Pleno ? COSAP ocorreu as 10h50min de hoje (1).

O juiz Agrimar Rodrigues de Araújo, do Tribunal Regional Eleitoral, acaba de determinar a inclusão em pauta de julgamento do recurso eleitoral interposto pelo prefeito e vice de São Julião, José Francisco de Sousa, conhecido “Zé Neci” e José Francimar Pereira cassados pelo juiz João Manoel de Moura Ayres, da 40ª Zona Eleitoral, em Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE ajuizada pelo candidato derrotado Emídio Reis Rocha e que, em virtude de seu brutal assassinato ocorrido em janeiro de 2013, foi assumida pelo Ministério Público Eleitoral.
Imagem: DivulgaçãoZé Neci e Francimar(Imagem:Divulgação)Zé Neci e Francimar
O envio a Coordenadoria de Sessões e Apoio ao Pleno – COSAP ocorreu as 10h50min de hoje (1). O recurso será pautado para uma das próximas sessões do TRE.

Ministério Público Eleitoral quer a cassação de Zé Neci


O procurador eleitoral em parecer de 36 páginas se manifestou pelo conhecimento e não provimento do recurso, para seja mantida em todos os seus termos a sentença que cassou o prefeito e o vice. O parecer foi enviado ao TRE-PI em 24 de outubro de 2014.

Entenda o caso

De acordo com a ação o prefeito teria no ano da eleição contratado 120 servidores para a prefeitura sem processo seletivo. Esses servidores teriam sido pressionados a votar pela reeleição de José Neci sob pena de perda dos empregos.

Emídio Reis, que disputou a eleição de 2012 com José Neci, também denunciou que os réus teriam desviado a quantia de R$ 1,5 milhão, pertencente ao Fundo Municipal de Seguridade Social de São Julião e do Banco Internacional do Funchal – BANIF para o financiamento de suas campanhas. O processo eleitoral de 2012 teria sido o motivo do assassinato do denunciante.

Em suas defesas, José Neci e José Francimar Pereira alegaram não haver provas das denúncias. Mesmo assim, o juiz João Manoel de Moura Ayres julgou a ação procedente e decidiu pela cassação de José Neci e José Francimar Pereira, pela inelegibilidade dos dois até 2020 e pelo pagamento de multa no valor de R$ 10 mil, cada. “Julgo procedentes os pedidos formulados na presente ação de investigação judicial eleitoral, reconhecendo a prática de abuso de poder econômico, poder político e captação ilícita de sufrágio”, diz a sentença.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.