Fechar
GP1

Política

Lula é exonerado do cargo de ministro-chefe da Casa Civil

Decisão foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (12).

O Diário Oficial traz a publicação da exoneração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do cargo de ministro-chefe da Casa Civil por Dilma Rousseff nesta quinta-feira (12). A presidente também exonerou outros ministros após saber da decisão de seu afastamento do cargo de presidente da república pelo Senado.

O anúncio da nomeação de Lula à Casa Civil foi anunciado em 16 de março pelo Palácio do Planalto, mas a posse foi suspensa por liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Imagem: Adriano Machado/ReutersDilma exonera Lula do cargo de ministro-chefe da Casa Civil(Imagem:Adriano Machado/Reuters)Dilma exonera Lula do cargo de ministro-chefe da Casa Civil

A nomeação do ex-presidente ocorreu em meio às investigações conduzidas pela Justiça Federal para apurar se o petista recebeu algum tipo de vantagem indevida no esquema de corrupção da Petrobras.

Todos os ministros de estado possuem foro privilegiado no STF, sendo assim, o comando das investigações contra Lula passaria a ser do procurador-geral da República Rodrigo Janot e o juiz do caso seria o ministro do Supremo Teori Zavascki.

Ao suspender a nomeação de Lula, o ministro Gilmar Mendes afirmou ter visto intenção de Lula em fraudar as investigações sobre ele na Operação Lava Jato. O caso não chegou a ser analisado pelo Supremo, podendo ser arquivado após a exoneração.

De acordo com informações do G1, Dilma também exonerou Jaques Wagner da Chefia de Gabinete Pessoal da Presidência, Edinho Silva da Comunicação, Berzoini da Secretaria de Governo e José Eduardo Cardozo da Advocacia- Geral da União.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.