Fechar
GP1

Política

Sessão do impeachment desta terça terá debate entre advogados

A previsão inicial é que a fase de debates dure 18 horas e meia.

A sessão de julgamento do processo de impeachment nesta terça-feira (30) terá a fase de debates entre acusação e defesa. Após a discussão do processo, estão previstos os discursos dos senadores na tribuna do Senado. A fase de debates deve durar 18 horas e meia.

As regras definidas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski impõe que os advogados de acusação tenham até 1h30 para apresentar seus argumentos, o mesmo tempo reservado para os responsáveis pela defesa da presidente afastada.

De acordo com informações do G1, após o debate entre os advogados, será iniciada a fase de manifestações dos senadores sobre o processo. Cada um deve ter 10 minutos para discursar e, caso todos os 81 senadores decidam se pronunciar pelo tempo máximo, a previsão é que, só esta fase dure 13 horas e meia.

  • Foto: Dida Sampaio/EstadãoA presidente afastada Dilma Rousseff responde perguntas de parlamentares durante sessão de julgamento.A presidente afastada Dilma Rousseff responde perguntas de parlamentares durante sessão de julgamento.

A previsão inicial é que a fase de debates dure 18 horas e meia, sem levar em conta os intervalos previstos para o almoço e para o jantar. A votação deve ocorrer na madrugada de quarta-feira (31). A votação será nominal, via painel eletrônico.

Caso, ao menos, 54 senadores votarem a favor do impeachment, Dilma será definitivamente afastada da Presidência e ficará inelegível por oito anos a partir do fim de 2018, quando se encerraria o seu mandato. Se o placar de 54 votos favoráveis ao impedimento não for atingido, o processo será arquivado e Dilma reassumirá a Presidência da República.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.