Fechar
GP1

Política

Fachin autoriza inquérito para investigar Renan e Sarney

Foi o primeiro inquérito aberto pelo novo relator da Lava Jato no Supremo.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, atendeu ao pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e autorizou a abertura de inquérito para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), e Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-senador José Sarney (PMDB-AP) e o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado. Eles serão investigados por suposta tentativa de obstrução da Lava Jato.

Rodrigo Janot pediu aval ao Supremo para investigar os quatro por avaliar que houve embaraço à investigação de organização criminosa em razão dos fatos revelados na delação premiada de Sérgio Machado, que gravou conversas com políticos. Em uma dessas gravações, Jucá sugere “pacto” para barrar a Lava Jato.

  • Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoMinistro Edson Fachin Ministro Edson Fachin

De acordo com informações do G1, esse foi o primeiro inquérito aberto pelo novo relator da Lava Jato após a morte do ministro Teori Zavascki.  Depois da investigação, que não tem prazo para terminar, o procurador-geral tem que decidir se denuncia os suspeitos ou se pede arquivamento do caso. Conforme o procurador Janot, "há elementos concretos de atuação concertada entre parlamentares, com uso institucional desviado, em descompasso com o interesse público e social, nitidamente para  favorecimento dos mais diversos integrantes da organização criminosa”.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.