Fechar
GP1

Política

Fachin rejeita ação para impeachment de Gilmar Mendes

Um grupo de juristas impetrou um mandado de segurança, solicitando que o Senado abra um processo contra Gilmar.

Nesta quarta-feira (09), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin negou mais um pedido de impeachment contra o ministro Gilmar Mendes feito por juristas. Um grupo de juristas impetrou um mandado de segurança, solicitando que o Senado abra um processo contra Gilmar. Segundo Fachin, o Judiciário não pode interferir na decisão interna do Senado e determinou arquivamento da ação.

Os juristas são Celso Antônio Bandeira de Mello, Fábio Konder Comparato, Sérgio Sérvulo da Cunha, Eny Raymundo Moreira, Roberto Átila Amaral Vieira e Alvaro Augusto Ribeiro Costa.

  • Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoMinistro Edson FachinMinistro Edson Fachin

O ministro Fachin já havia negado outro pedido feito pelo ex-procurador-geral da República, Cláudio Fontelles, pelos mesmos motivos, em fevereiro. Porém, diante de um recurso apresentado por Fontelles, o ministro mandou ouvir o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, como praxe.

De acordo com o G1, Janot enviou parecer contrário a obrigar o Senado a abrir o impeachment por entender que o Judiciário não pode interferir em questões internas do Parlamento.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.