Fechar
GP1

Política

Vereador Dudu se posiciona a favor de PEC que viabiliza vaquejada

“Há quem diga que há maus tratos [na vaquejada], mas não citam, por exemplo, o hipismo, que é um esporte olímpico", avaliou o parlamentar.

O vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), conversou com o GP1 nessa quinta-feira (11) e comentou a aprovação em primeiro turno na Câmara dos Deputados da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que viabiliza a prática de vaquejada. O parlamentar se posicionou favorável à decisão.

“Sou totalmente favorável à vaquejada, que é mais que um esporte no Nordeste, é cultural, uma demonstração do sertanejo de seu trabalho no campo. Eles fazem isso realizando as festas para demonstrar, por isso sou inteiramente a favor e acho que quem ganha é o Brasil, com sua cultura viva”, declarou Dudu.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Vereador Dudu Vereador Dudu

Para o vereador, a sociedade faz uma distinção e não fala em maus tratos sobre outras práticas que envolvem animais. “Há quem diga que há maus tratos [na vaquejada], mas não citam, por exemplo, o hipismo, que é um esporte olímpico, e vai citar justamente uma manifestação cultural. Rico pode andar a cavalo, praticar hipismo e ir para as Olimpíadas, vender cavalos por milhões de reais, e o sertanejo não pode fazer vaquejada, que é o retrato do seu dia a dia? ”, questionou em sua fala.

Aprovação na câmara

Segundo o texto da PEC, aprovado em primeiro turno com 366 votos favoráveis e 50 contrários, “não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais”. A proposta já passou pelo Senado, e só precisa passar por mais uma votação na Câmara para ser aprovada ou não.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.