Fechar
GP1

Política

Cunha reafirma à PF que Temer não comprou seu silêncio

Segundo o advogado, Rodrigo Rios, ao todo, foram feitas 47 perguntas ao deputado cassado e ele respondeu as que eram relacionadas ao conteúdo da delação da JBS.

Nesta quarta-feira (14), o ex-deputado e ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), prestou depoimento na sede da Polícia Federal (PF), em Curitiba. O depoimento durou cerca de 1h30min, onde Cunha prestou esclarecimentos sobre o inquérito que investiga o presidente da República Michel Temer (PMDB).

De acordo com o G1, o depoimento estava marcado para começar às 11h. Segundo seu advogado, Rodrigo Rios, ao todo, foram feitas 47 perguntas ao deputado cassado e ele respondeu as que eram relacionadas ao conteúdo da delação dos donos da JBS, homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No acordo da deleção, o empresário e dono do grupo JBS, Joesley Batista, entregou uma gravação de uma conversa com Temer, onde afirma que o presidente deu aval para que ele continuasse pagando Cunha, preso na Operação Lava Jato, para que o ex-deputado ficasse em silêncio e não fizesse um acordo de delação.

  • Foto: Theo Marques/Fotoarena/Estadão ConteúdoEduardo Cunha Eduardo Cunha

Na saída da PF, Rodrigo Reis, disse que o ex-deputado reafirmou que "o silêncio dele nunca esteve à venda" e que nunca foi procurado por Temer ou interlocutores do presidente para comprar o silêncio. "Ele negou categoricamente", disse Rios.

Ainda segundo o advogado, Cunha não respondeu os questionamentos relacionados ao suposto recebimento de propina por parte de empresas interessadas em obter empréstimos do Fundo de Investimentos do FGTS, por ser um tema que não faz parte do inquérito que investiga Temer. O advogado de Cunha afirmou que o ex-deputado prestou depoimento como declarante.

Eduardo Cunha foi condenado pela Operação Lava Jato a 15 anos de reclusão e está detido no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Ele foi preso em outubro de 2016.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.