Fechar
GP1

Política

Comissão da reforma política decide manter cargos de vice

Texto do relator previa extinção dos cargos de vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito.

Os membros da comissão da Câmara que analisa propostas de reforma política fizeram uma nova mudança no texto do relator Vicente Cândido (PT-SP) e eliminaram o trecho que previa a extinção dos cargos de vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito.

De acordo com informações do G1, o relator tinha incluído essa previsão na proposta argumentando que os vices geram altos custos para a administração pública, além de, na avaliação dele, servirem para “conspirar”. No encaminhamento de votação, apenas PT, PCdoB e PPS orientaram suas bancadas a votar pela manutenção do texto de Cândido, pela extinção dos cargos.

  • Foto: André Dusek/Estadão ConteúdoPlenário da Câmara dos DeputadosPlenário da Câmara dos Deputados

A análise da proposta foi retomada pela comissão da Câmara que discute mudanças no sistema eleitoral nesta quinta-feira (10). O projeto de reforma política, entre outros pontos, estabelece o modelo conhecido como “distritão”, além de um fundo com recursos públicos para bancar campanhas eleitorais.

Na sessão, a Câmara também aprovou dobrar o valor previsto de recursos públicos que serão usados para financiar campanhas eleitorais. Segundo o texto, seria instituído o Fundo Especial de Financiamento da Democracia, que em 2018 levaria R$ 3,6 bilhões do Orçamento da União.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.