Fechar
GP1

Política

Ministro Edson Fachin nega incluir Temer em inquérito sobre PMDB

Relator da Lava Jato considerou desnecessária inclusão do presidente do inquérito porque Temer já alvo de investigação semelhante.

O ministro Luiz Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido da Polícia Federal e da Procuradoria Geral da República para incluir o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco, no inquérito que apura a suposta formação de organização criminosa por deputados e ex-deputados do PMDB para desviar recursos da Petrobras.

De acordo com informações do G1, Fachin considerou desnecessária a inclusão do presidente neste inquérito porque entendeu que Temer já é investigado pela mesma suspeita em investigação autorizada por ele a partir das delações da JBS. Para o ministro, é “desnecessária a inclusão formal dos nomes como requerida pela própria autoridade policial, considerando a apuração já autorizada no inquérito 4.483”.

  • Foto: Dida Sampaio/Estadão ConteúdoMichel Temer Michel Temer

Fachin disse ainda que os dados do inquérito sobre organização criminosa da Câmara, de número 4.327, já foram compartilhados com o inquérito já aberto para investigar Temer, o 4.483. O inquérito para separar a suspeita de corrupção foi dividido, mas “remanesce no Inquérito 4.483 a apuração das supostas práticas delituosas relacionadas aos crimes de organização criminosa e obstrução à Justiça, inclusive em face de Michel Miguel Elias Temer Lulia, Presidente da República”.

Já em relação ao pedido para incluir como investigados os ministros auxiliares de Temer, Moreira Franco e Eliseu Padilha, o ministro também considerou desnecessária a inclusão e destacou que, no final da apuração, se houver indícios da participação de ambos, o procurador pode tomar providências posteriormente.

O ministro, concedeu, na decisão, pedido do procurador-geral Rodrigo Janot para que a PF conclua o inquérito. “Deferindo aqui o que requer a Procuradoria Geral da República, determino à autoridade policial que conclua as diligências investigativas no prazo de 15 dias, deferindo, desde logo e após, vista deste Inquérito ao Ministério Público Federal para que, como requerido, possa ser analisado em conjunto com os autos do Inquérito 4.483", afirmou o ministro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.