Fechar
GP1

Política

Câmara rejeita mudar sistema eleitoral atual para o ‘distritão’

Proposta vinha sendo discutida há meses, mas não houve consenso entre as legendas para aprovar a mudança.

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (19), a proposta que transformava o atual sistema eleitoral no “distritão” em 2018 e no “distrital misto”, em 2022. A mudança valeria para a escolha de deputados e vereadores.

Segundo informações do G1, pelas regras atuais, deputados federais, estaduais e vereadores são eleitos no modelo proporcional com lista aberta. A eleição passa por um cálculo que leva em conta os votos válidos no candidato e no partido. Esse cálculo se chama quociente eleitoral. Esse modelo permite que os partidos se juntem em coligações.

  • Foto: Wilton Junior/Estadão ConteúdoCâmara dos DeputadosCâmara dos Deputados

Esse cálculo do quociente define o número de vagas que cada coligação terá direito, elegendo-se, portanto, os mais votados das coligações. Já pelo “distritão”, cada cidade ou estado passaria a ser considerado um distrito e seriam eleitos os candidatos a vereador e a deputado que recebessem mais votos.

Depois de o texto ser colocado em votação no plenário, os líderes decidiram pela rejeição da proposta. A proposta teve o apoio de PMDB, PP, PTdoB, PSDB, PSD, DEM, Pode e SD. Partidos como PT, PR, PSB, PRB, PDT, PTB, PROS, PSL, PCdoB, PPS, PHS, PV, PSOL e PEN orientaram as bancadas a votar contra o texto.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.