Fechar
GP1

Política

Henrique Pires receberá títulos de cidadão teresinense e piauiense

Henrique Pires é é natural de Recife, filho de Magno Pires e Jane Coelho de Carvalho Pires, casado com a jornalista Elisabeth Sá e pai de Pedro Henrique e Elisabete.

O deputado estadual eleito, Henrique Pires, vai receber os títulos de cidadão piauiense e teresinense, na próxima terça-feira (18), em sessão solene conjunta da Assembleia Legislativa do Piauí e Câmara Municipal de Teresina. As propostas são do deputado Themístocles Filho e do vereador Nilson Cavalcante.

Na próxima segunda-feira (17), ele participará de solenidade no Tribunal de Justiça do Estado onde, juntamente com outros eleitos, será diplomado para a próxima legislatura.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Henrique PiresHenrique Pires

Henrique Pires é filho de Magno Pires e Jane Coelho de Carvalho Pires, casado com a jornalista Elisabeth Sá e pai de Pedro Henrique e Elisabete. Ele é natural de Recife, no Pernambuco.

Perfil

Ele é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco e em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, pós-graduado em Engenharia e Segurança do trabalhador na Universidade Politécnica de Pernambuco.

Iniciou a carreira política com atuação no movimento estudantil. Depois, foi presidente da Juventude do PMDB de 2001 a 2004. Nesse período, disputou uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina na eleição de 2000, quando obteve 3.200 votos e ficou na suplência.

De 2005 e 2006 foi assessor especial da liderança do PMDB na Câmara dos Deputados. Henrique Pires foi consultor da Unesco no Piauí e no setor privado, onde trabalhou em várias empresas de Engenharia. Como advogado, atuou na área empresarial e tributária.

O homenageado acumula experiência como assessor técnico da Secretaria de Governo do Piauí em 2003 e 2004, além de coordenador técnico da Superintendência de Desenvolvimento do Extremo Sul do Piauí de 1999 a 2001.

Federal – Henrique Pires ocupou os cargos de secretário nacional de Estruturação do Turismo e de presidente da Fundação nacional de Estruturação de Saúde, órgão do Ministério da Saúde, onde esteve por duas vezes.

Também esteve à frente da Funasa, onde trouxe 17% do orçamento para o Piauí em 2016. De 2014 a 2017 foram atendidos 198 municípios piauienses. Também trabalhou em 513 ações em todo o Piauí e na concretização do Plano Municipal de Saneamento Básico que atendeu mais de 100 municípios piauienses.

Antes, presidiu o Centro Acadêmico de Engenharia da Universidade Federal do Ceará. Concorreu uma vaga na Câmara de Vereadores de Teresina, em 2000. Foi conselheiro do CREA Piauí. Diretor- Presidente da Juventude Nacional do PMDB. Diretor do Clube de Engenharia do Piauí. Presidente Regional da Juventude do PMDB.

Também foi Assessor da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria Nacional da Presidência da República. Diretor do Departamento de Saúde Ambiental. Presidente da Fundação Nacional de Saúde. Secretário Nacional de Estruturação do Turismo e Secretário Nacional de Saneamento Ambiental.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.