Fechar
GP1

Política

Margarete Coelho sobre prisão de Lula: “risco à democracia”

O ex-presidente tem até as 17h desta sexta-feira (6) para se entregar à Polícia Federal.

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, afirmou que o país está vivendo “um momento de extrema gravidade” devido ao pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Após o STF negar o habeas corpus do petista, o juiz Sérgio Moro determinou que Lula se entregue até às 17h desta sexta-feira (6).

“É um momento de extrema gravidade. Acho que as instituições democráticas têm que estar muito atentas. É um momento realmente de grande risco à nossa democracia. É uma questão jurídica, que tem que ser debatida nesse campo é claro, mas que tem repercussões políticas muito sérias. O Supremo deve se posicionar ainda hoje sobre os recursos que foram ajuizados. Vamos aguardar para ver como isso vai terminar”, afirmou a vice governadora.

  • Foto: Wanessa Gommes/GP1Vice-governadora Margarete CoelhoVice-governadora Margarete Coelho

O ex-presidente foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro pelo TRF-4, tribunal de 2ª instância. Para tentar sair ileso da condenação, a defesa do petista entrou com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), mas a corte decidiu por 6 votos a 5 negar o pedido.

Caso o ex-presidente não se entregue até às 17h desta sexta-feira (6), o juiz Sérgio Moro poderá decretar a prisão preventiva do petista. Segundo informações do O Globo, caso não se entregue, Lula não poderá ser beneficiado com uma possível mudança na jurisprudência do STF, que acabaria a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Defesa de Lula recorre à ONU para evitar a prisão do ex-presidente

Ex-presidente Lula diz que sua prisão é ";absurda"; e um ";sonho de consumo"; de Sérgio Moro

Supremo Tribunal Federal rejeita Habeas Corpus por 6X5 e autoriza a prisão do ex-presidente Lula

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.