Fechar
GP1

Política

Merlong Solano diz que oposição ao Governo do Estado é insana

"Oposição ao velho estilo: quanto pior, melhor. Esse tem sido o comportamento da oposição ao governo do Piauí, dentro e fora da Assembleia Legislativa", criticou o deputado.

O ex-secretário de Governo, Merlong Solano, divulgou uma nota, na tarde desta sexta-feira (11), criticando a atuação da oposição em relação aos empréstimos feitos pelo Estado com a Caixa Econômica Federal.

Merlong disse que o “Governo Wellington Dias recorreu a operações de crédito como forma de realizar investimentos em áreas importantes como infraestrutura: rodovias, mobilidade urbana e saneamento básico”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Merlong Solano Merlong Solano

Ele destacou as dificuldades encontradas para a concretização dos empréstimos: “Desde o início do ano passado, a concretização dessas operações de crédito com a Caixa tem sido uma verdadeira prova de obstáculos. Primeiro a oposição vociferou que o Governo estava endividando irresponsavelmente o Estado. Na prática, o Governo demonstrou por meio do Balanço Geral do Estado que o endividamento baixou nesta gestão, como já me referi acima”, declarou. Em outro trecho Merlongo destacou: “Depois a oposição passou a trabalhar contra a assinatura dos contratos e, uma vez assinados, adotou postura irresponsável de trabalhar sistematicamente contra a liberação dos recursos. Apresentou denúncias de todo tipo e fez pressão pessoal na Caixa, no Tribunal de Contas do Estado, no Tribunal de Contas da União, na Justiça e nos gabinetes brasilianos”, completou.

Confira abaixo a nota na íntegra

OPOSIÇÃO AO PIAUÍ

Oposição ao velho estilo: quanto pior, melhor. Esse tem sido o comportamento da oposição ao governo do Piauí, dentro e fora da Assembleia Legislativa.

Dispondo de boa capacidade de endividamento, uma vez que a dívida pública do Piauí baixou de cerca de 60% da Receita Corrente Líquida em 2014 para cerca de 41% em 2017, o governo Wellington Dias, recorreu a operações de crédito como forma de realizar investimentos em áreas importantes como infraestrutura: rodovias, mobilidade urbana e saneamento básico.

Desde o início do ano passado, a concretização dessas operações de crédito com a Caixa tem sido uma verdadeira prova de obstáculos. Primeiro a oposição vociferou que o governo estava endividando irresponsavelmente o Estado. Na prática, o governo demonstrou por meio do Balanço Geral do Estado que o endividamento baixou nesta gestão, como já me referi acima.

Depois a oposição passou a trabalhar contra a assinatura dos contratos e, uma vez assinados, adotou postura irresponsável de trabalhar sistematicamente contra a liberação dos recursos. Apresentou denúncias de todo tipo e fez pressão pessoal na Caixa, no Tribunal de Contas do Estado, no Tribunal de Contas da União, na Justiça e nos gabinetes brasilianos.

Enfim, o que importa à oposição é paralisar o Piauí sem se preocupar com os prejuízos que isso provoca para toda a população. Sem os recursos obras pararam e outras não foram iniciadas. Isso representa aumento do desemprego, redução da circulação de dinheiro na economia atingindo diretamente o comércio, queda da arrecadação.

Diante dessa postura insana da oposição, o governador Wellington Dias manteve sua equipe trabalhando de modo paciente e persistente. Agora com as decisões equilibradas do TCE e do TCU, a Caixa poderá liberar os recursos e obras que já poderiam estar concluídas serão retomadas, enquanto outras serão iniciadas.

À oposição fica uma dura lição, que espero ainda seja capaz de aprender: mesmo com muitas contradições a política brasileira amadurece em alguns aspectos. E um deles é justamente o que diz: é legítimo e saudável existir oposição ao governo, mas é inaceitável existir oposição ao desenvolvimento do Estado.

MERLONG SOLANO
Ex-secretário estadual de Governo e suplente de Deputado Federal

MATÉRIAS RELACIONADAS

TCU acolhe recurso e empréstimo para o Piauí poderá ser liberado

TCE decide não suspender empréstimo da Caixa ao Governo do Piauí

Wellington Dias vai ao TCU tentar liberar empréstimo da Caixa

TCU suspende empréstimos da Caixa Econômica ao Governo do Piauí

Francisco Limma defende legalidade de empréstimo com a Caixa

Caixa deve apresentar ao STF cronograma de empréstimo para o Piauí

Deputados vão pedir que a Caixa libere recursos de empréstimo

Governo apresenta defesa sobre empréstimo com a Caixa ao TCE-PI

TCE aponta irregularidades em empréstimo da Caixa ao Governo do Piauí

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.