Fechar
GP1

Política

Maioria do STF rejeita pedido de liberdade ao ex-presidente Lula

A defesa ingressou com o pedido de liberdade alegando que quando Lula foi preso, ainda existiam embargos de declaração para serem analisados.

A maioria dos ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou contra o pedido de liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que está preso desde o dia 7 de abril na sede da Polícia Federal em Curitiba.

O ex-presidente Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4) a 12 anos e um mês de prisão em regime inicialmente fechado, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, em relação ao caso do tríplex em Guarujá, em São Paulo.

  • Foto: Daniel Teixeira/Estadão ConteúdoSérgio Moro determina prisão de LulaSérgio Moro determina prisão de Lula

A defesa ingressou com o pedido de liberdade alegando que quando Lula foi preso, ainda existiam embargos de declaração para serem analisados nos tribunais superiores e que assim o ex-presidente só deveria ter sido preso após esse julgamento.

Por meio de um plenário virtual, os ministros começaram o julgamento no dia 4 de maio e retornaram nesta quarta-feira. Edson Fachin, relator do processo, foi o primeiro a inserir o seu voto no sistema, se manifestando contra o pedido de liberdade. Depois Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski também se manifestaram contra, faltando apenas Celso de Mello proferir seu voto.

Os ministros da Segunda Turma têm até as 23h59 desta quinta (10) para apresentar os votos, sendo que o resultado final deve ser conhecido na sexta-feira (11). O julgamento do pedido de Lula só sairá do plenário virtual se Celso de Mello pedir destaque do tema ou se a defesa do ex-presidente pedir destaque e sustentação oral.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.