Fechar
GP1

Política

Severo Eulálio destaca "esforço concentrado" para votação da reforma

Os deputados pretendem votar ainda nessa semana as mensagens encaminhadas pelo governador. Após aprovadas nas comissões, as mensagens seguem para votação no plenário.

Nesta terça-feira (26) será realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) uma reunião conjunta entre as comissões de Constituição e Justiça, Administração e Finanças com o objetivo de acelerar a análise da reforma administrativa apresentada pelo governador Wellington Dias (PT). A reunião acontecerá às 9h30 na sala da Comissão de Constituição e Justiça.

Os deputados pretendem votar ainda nessa semana as mensagens encaminhadas pelo governador. Após aprovadas nas comissões, as mensagens seguem para votação no plenário. Na Assembleia Legislativa, Wellington Dias possui apoio de 26, dos 30 deputados estaduais.

  • Foto: Hélio Alef/GP1Severo EulálioSevero Eulálio

Segundo Severo Eulálio, os deputados buscam fazer um “esforço concentrado” para que a reforma seja aprovada o mais rápido possível. “Nós convidamos conjuntamente o presidente da CCJ, o Wilson Brandão, o presidente da Comissão de Administração, que sou eu, e o presidente da Comissão de Finanças, que é o deputado Nerinho. Todos os três assinamos conjuntamente o pedido de reunião da sessão extraordinária para que possamos fazer esse esforço concentrado, para aprovar o quanto antes essa reforma para que o governador esteja livre e apto para nomear seus auxiliares, para que se tenha maior efetividade [das suas ações]”, afirmou.

O parlamentar confirmou que algumas das mensagens encaminhadas por Wellington Dias podem sofrer alterações quando forem analisadas nas comissões. “Algumas sim [devem ter alterações], já escutei de alguns deputados que querem propor alterações, mas nada que mexa na essência da reforma, pelo que eu tenho conversado. Vamos aguardar amanhã”, disse o deputado estadual.

Novo secretariado

Após a votação de reforma, o governador definirá que cargos cada partido irá ficar. Severo Eulálio afirmou que o MDB deixará o governador a vontade para fazer as escolhas.

  • Foto: Helio Alef/GP1Wellington DiasWellington Dias

“Vamos acabar de votar a reforma e aguardar o chamamento do governador. A indicação dos cargos é a critério do governador, que é o comandante desse processo e ele que vai falar sobre como quer conduzir esse processo”.

A reforma administrativa

Wellington Dias apresentou a reforma administrativa afirmando que o objetivo é reduzir R$ 400 milhões em um ano. Entre as propostas apresentadas, o governo quer a extinção de 19 órgãos, de 31 cargos de natureza especial, de 424 cargos em comissão e 2.313 funções gratificadas, totalizando 2.768 cargos.

Além disso, o governador já afirmou que não irá conceder reajustes salariais e nem progressões porque o Estado está acima do limite de gastos com pessoal. Devido a isso, várias categorias estão realizando manifestações, como é o caso dos professores da Uespi que pedem reajuste salarial, mas o governador chegou a pedir bom senso para a categoria e afirmou que não irá descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal para atender os professores. Wellington Dias explicou que somente quando o Estado estiver dentro da lei, é que será possível conceder qualquer tipo de reajuste.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wellington Dias pede bom senso aos professores da Uespi após greve

Wellington Dias: reforma administrativa será votada até o fim do mês

Wilson Brandão escolhe relatores da reforma administrativa na CCJ

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.