GP1

Política

Ex-chefe militar chavista diz que governo venezuelano financiou Lula

A revelação foi feita por Hugo Carvajal, ex-chefe da inteligência da Venezuela, preso no mês passado.

O ex-chefe da inteligência militar da Venezuela Hugo Carvajal, mais conhecido como El Pollo, revelou que o governo venezuelano financiou, por muitos anos, diversos movimentos e políticos de esquerda na América Latina, dentre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

El Pollo, que foi preso no mês passado em Madri, relatou o fato a um juiz espanhol e entregou uma vasta documentação que comprova o financiamento desses movimentos. Um trecho do depoimento do ex-general foi obtido pelo site espanhol OK Diario e divulgado no Brasil pela revista Crusoé.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Lula
Lula

“Enquanto fui diretor de Inteligência y Contrainteligência Militar de Venezuela, recebi uma grande quantidade de relatórios assinalando que este financiamento internacional estava ocorrendo. Exemplos conretos são: Néstor Kirchner na Argentina, Evo Morales na Bolívia, Lula da Silva no Brasil, Fernando Lugo no Paraguai, Ollanta Humala no Peru, Zelaya em Honduras, Gustavo Petro na Colômbia, Movimento Cinco Estrelas na Itália e Podemos na Espanha”, diz um trecho do depoimento de El Pollo.

Prisão de El Pollo

A polícia espanhola prendeu o ex-chefe da inteligência venezuelana em Madri no dia 09 de setembro deste ano. Acusado de narcotráfico, ele estava foragido desde 2019, quando os Estados Unidos decretaram sua extradição.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2021 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.