Fechar
GP1

Política

Rejane Dias propõe tratamento psicológico para vítimas da covid-19

A deputada pretende assegurar tratamento para quem possui medo intenso, preocupação e ansiedade.

Pensando no bem estar mental das pessoas que sofreram algum tipo de trauma em decorrência da pandemia da covid-19, a deputada federal Rejane Dias (PT) apresentou na Câmara Federal um Projeto de Lei que assegura tratamento mental e psicossocial pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o texto, que altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 - Lei Orgânica da Saúde, a deputada pretende assegurar tratamento para quem possui medo intenso, preocupação e ansiedade em contrair covid-19, bem como o impacto psicológico, aos prejuízos funcionais provocados nas pessoas pela doença.

Foto: Lucas Dias/GP1Rejane Dias
Rejane Dias

Para justificar o projeto, a deputada explicou que paralelo à pandemia da covid-19, que tem destruído muitas famílias em todo o mundo, há o sofrimento psicológico tanto das pessoas que precisam lidar com o luto após a morte de entes queridos, como para aquelas que passaram a apresentar ansiedade e outros transtornos psicológicos com medo de serem infectados pela doença.

“Há fortes indícios preocupantes de uma epidemia paralela: o aumento do sofrimento psicológico, dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais. Embora o impacto da disseminação do coronavírus para as doenças psíquicas ainda esteja sendo mensurado, as implicações para a saúde mental em situações como a que estamos vivendo já foram relatadas na literatura científica”, justificou.

A adoção de novos hábitos durante a pandemia, de acordo com a deputada, podem causar ansiedade e até mesmo depressão. “Os medos mais comuns são o medo da morte ou de ficar gravemente doente, de contaminar os outros ou das repercussões econômicas envolvidas. A adoção de uma série de novos hábitos e medidas pode também contribuir para a intensificação dessa situação. Os quadros associados são ansiedade (incluindo pânico e ansiedade generalizada), depressão, angústia, comportamentos obsessivos, acumulação, paranoia, sensação de desesperança, ideação suicida e atos consumados de suicídio”, explicou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.