Fechar
GP1

Política

Eleição para o TCE é uma das mais democráticas, diz Themístocles Filho

A eleição para escolha do novo conselheiro do TCE-PI acontece no próximo dia 16 de setembro, na Alepi.

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Themístocles Filho (MDB), destacou neste final de semana que a eleição para escolher o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) é uma das mais democráticas do país.

Themístocles citou a escolha para ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e para desembargador Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). A eleição para escolha do conselheiro do TCE-PI acontece no próximo dia 16 de setembro.

Foto: Lucas Dias/GP1Deputado Themístocles Filho
Deputado Themístocles Filho

“Aqui é bem mais democrático. Porque quando se vai escolher um ministro do Supremo é só uma decisão do presidente do Brasil, que escolhe e manda para o Senado. Quando o Tribunal de Justiça, que este ano vai encaminhar [lista de candidatos] para o governador do Piauí escolher o desembargador, só encaminha três nomes”, destacou Themístocles.

O novo conselheiro será escolhido através de votação secreta pelos deputados da Alepi. Embora qualquer pessoa da sociedade civil possa se candidatar, normalmente o nome escolhido é de um deputado estadual. Desta vez quatro deputados estão na disputa pela vaga.

Eleição

Encerrou na sexta-feira (27) o prazo para registro de candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). Ao todo, nove candidatos se inscreveram para disputar a vaga, sendo quatro deputados estaduais e cinco nomes da sociedade civil, que são considerados como perfis “técnicos”.

Se candidataram ao cargo os deputados estaduais Flávio Nogueira Júnior (PDT), Zé Santana (MDB), Flora Izabel (PT), Wilson Brandão (Progressistas), os advogados Nayara Negreiros e Thiago Normando, o contador Roosevelt Figueiredo, o procurador-geral do Município de Teresina, Ricardo Teixeira e o auditor do TCE, José de Jesus Cardoso.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.