Fechar
GP1

Política

Jair Bolsonaro desafia Alexandre de Moraes: "vai me prender?"

Bolsonaro desafiou o ministro Alexandre de Moraes após fala sobre o sistema eleitoral brasileiro.

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre o sistema eleitoral brasileiro, que entrou em vigor no ano de 1996. Durante entrevista à CNN Brasil concedida nesse sábado (16), o chefe do executivo criticou a postura do ministro Alexandre de Moraes (STF), que considerou recentemente a possibilidade de cassar os registros dos candidatos que pusessem em dúvida o processo eleitoral do país.

“Alexandre de Moraes falou que quem desconfiar do processo eleitoral terá o registro cassado e será preso. Ô Alexandre, estou desconfiado. Vai me prender? Vai cassar meu registro? Que democracia é essa?”, disse Jair Bolsonaro.

Ainda conforme o presidente do Brasil, o debate é o melhor caminho para tornar o sistema eleitoral mais seguro. “Podemos desconfiar de tudo. Quando há debate, podemos aperfeiçoar o processo”, acrescentou o chefe do executivo.

Jair Bolsonaro afirmou ainda que o ministro Luís Roberto Barroso esteve nos Estados Unidos debatendo ideias para tirar um presidente da República do poder. “Mas isso não ocorrerá por meio da decisão dos ministros. O próprio Luís Roberto Barroso esteve nos Estados Unidos, há pouco tempo, debatendo maneiras de tirar um presidente da República. A gente vê os absurdos que acontecem”, disse.

Bolsonaro também destacou a influência do ministro Luís Barroso no processo de derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Voto Impresso. “Ele foi à Câmara dos Deputados e interferiu nessa questão. A proposta foi derrotada. É uma clara interferência. Ele me trata como inimigo”, informou o presidente. A rejeição da PEC pelos parlamentares ocorreu em agosto de 2021.

PEC do Voto Impresso

Dias antes da votação da PEC do Voto Impresso, o então presidente do TSE, Luís Barroso, se reuniu com líderes de vários partidos. Estiveram no encontro Luciano Bivar, ex-PSL e atualmente no União Brasil; Baleia Rossi (MDB-SP); Luís Tibé (Avante); Gilberto Kassab (PSD); e Valdemar Costa Neto (PL). ACM Neto, ex-DEM e atualmente no União Brasil, e Bruno Araújo (PSDB-PE) participaram por telefone. Em nome do PP, compareceu a deputada do Piauí Margarete Coelho e pelo Republicanos, o deputado Márcio Marinho (BA).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.