Fechar
GP1

Política

Progressistas de Ciro Nogueira pode fechar federação com Republicanos

As cúpulas dos partidos estão em discussões iniciais e monitoram as formações nos estados.

O ex-ministro da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, avalia com o presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, a possibilidade de uma federação entre as siglas, com a intenção de fortalecer as bancadas no Congresso Nacional. As cúpulas dos partidos estão em discussões e monitoram as formações nos estados. No Piauí, PP e Republicanos fazem oposição ao Palácio de Karnak.

Caso se confirme a federação, a nível nacional, a nova sigla contaria com uma bancada de 90 deputados na Câmara, ficando atrás apenas do PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro. A federação também reuniria 10 representantes no Senado.

Foto: Lucas Dias/GP1Ciro Nogueira
Ciro Nogueira

Nogueira e Pereira se encontraram há cerca de três semanas para discutir a possibilidade de retomar as negociações para a federação. Nas federações partidárias, as legendas que se associam são obrigadas a atuar de forma unitária ao menos nos quatro anos seguintes às eleições, nos níveis federal, estadual e municipal.

A possibilidade de uma federação entre as duas siglas é vista com entusiasmo por alguns membros, que acreditam que ela poderia acomodar interesses locais e nacionais das duas legendas, com sinalização para as eleições de 2026.

Na avaliação desses membros, a federação poderia influenciar na disputa pela sucessão de Lira na presidência da Câmara. Marcos Pereira, atual vice-presidente da Casa, tem pretensão de ocupar o comando a partir de 2025.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.