Fechar
GP1

Política

Congresso derruba veto de Lula à tese do marco temporal para terras indígenas

O Projeto de Lei havia sido vetado parcialmente pelo presidente da República em outubro.

O Congresso Nacional derrubou nesta quinta-feira (14) os vetos do presidente Lula (PT) ao Projeto de Lei que estabelece o marco temporal das terras indígenas no Brasil. Na Câmara dos Deputados, foram 321 votos pela derrubada do veto e 137 pela manutenção. Já no Senado, foram 53 votos para derrubar e 19 para manter o veto.

A proposta havia sido vetada parcialmente pelo presidente da República em outubro, e com a queda do veto, o texto vai para promulgação.

O projeto de Lei estabelece que os povos indígenas devem ter direito somente às terras que ocupavam ou já disputavam em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição Federal.

A derrubada do veto é considerada uma derrota para o Governo Lula, contudo, Apesar da derrubada do veto, parlamentares avaliam que caso poderá ser questionado novamente no Supremo Tribunal Federal (STF), que, em setembro, derrubou, por 9 votos a 2, a aplicação da tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) anunciou que vai entrar com uma Ação de Inconstitucionalidade junto à Corte para tentar derrubar a nova lei.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.