Fechar
GP1

Política

Rodrigo Pacheco quer pautar limite de mandato no STF

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, criticou as falas de Pacheco e questionou "a quem interessa isso"?

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesse sábado (02), que pretende colocar em pauta no início de 2024 dois temas que julga importantes: a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria um período de mandato fixo para ministros do STF e o fim da reeleição para cargos do Executivo (Presidente, Governador e Prefeito).

“Essa proposta de emenda à Constituição [mandato fixo de ministros do STF] ainda está na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Nós vamos dar a cadência devida na CCJ, mas este ano ainda não vai ser possível. Mas eu quero crer que, no começo do ano que vem, a gente possa evoluir nessa proposta de emenda à Constituição, assim como na proposta de emenda à Constituição do fim da reeleição no Brasil. São dois temas muito apropriados para o início do ano que vem”, afirmou Pacheco durante entrevista coletiva em Dubai, onde participa da COP 28, evento da ONU que discute, basicamente, as mudanças climáticas.

No final de novembro, Pacheco defendeu também o aumento da idade mínima para assumir como ministro da Suprema Corte. “Outra mudança possível e que já tem uma Proposta de Emenda à Constituição nesse sentido, é a questão de mandato de ministro do Supremo Tribunal Federal, com elevação da idade mínima de ingresso. Hoje, são 35 anos e poderia se elevar essa idade mínima e fixar um mandato para os ministros”, declarou Pacheco à época.

PECs propostas

No sentido de tornar fixo o mandato de ministros do STF, três PECs diferentes foram apresentadas. Duas delas propõem que o encargo dure oito anos e uma outra propõe mandato de 15 anos no STF.

Quanto ao fim da reeleição, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) é autor da PEC 12/2022 que trata do tema. Atualmente, a matéria está na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aguardando relatoria. Além disso, há outras dezenas de propostas nesse sentido, engavetadas na Câmara dos Deputados.

Gleisi Hoffmann rebate falas de Pacheco

A deputada estadual pelo Paraná e Presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann, rebateu diretamente as falas de Rodrigo Pacheco e questionou “o que o presidente do Senado pretende com tantas pautas fora de hora?...A quem interessa isso, alimentar extrema-direita?”.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.