Fechar
GP1

Política

Governo Lula quer presidência e relatoria da CPMI do 8 de janeiro

O vice-líder do Governo no Congresso disse que o grupo almeja a presidência e a relatoria da comissão.

O governo do presidente Lula quer comandar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPMI) que vai investigar os atos do dia 8 de janeiro. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (20), quando o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), vice-líder do Governo no Congresso, afirmou que a gestão petista almeja a presidência e a relatoria do colegiado.

“A presidência vai ser do bloco governista e a relatoria também. Essa história de que o autor do pedido de CPMI vira presidente ou relator só acontece quando há acordo. Nós nunca aceitaríamos que o André Fernandes (PL-CE), que é investigado pelo Supremo Tribunal Federal por sua participação no 8 de janeiro, participasse da CPMI”, disse Lindbergh Farias.

O vice-líder do Governo anunciou ainda que o PT pretende acionar a Justiça para impedir a participação de André Fernandes, autor da CPMI, na comissão. Em entrevista à revista Oeste, no entanto, Lindbergh Farias afirmou que não pretende assinar o requerimento

“Essa CPMI vai ser um tiro no pé dos bolsonaristas. Eles não vão conseguir mudar com a falsa narrativa de que foram as bases bolsonaristas que atuaram no 8 de janeiro”, declarou o deputado do PT.

O petista ressaltou que a base governista quer investigar os mentores e os financiadores dos atos do 8 de janeiro e citou o nome de quatro senadores que podem fazer parte da CPMI: Omar Aziz (PSD-AM), Humberto Costa (PT-PE), Renan Calheiros (MDB) e Randolfe Rodrigues (REDE).

Até a tarde dessa quarta-feira (19), entretanto, o governo era contra a CPMI.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.