Fechar
GP1

Política

Ministro Barroso participa de festa com Joesley Batista em Lisboa

A festa aconteceu durante o Fórum Jurídico promovido pelo instituto ligado ao ministro Gilmar Mendes.

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), participou de uma festa no dia 26 de junho deste ano juntamente com delator e dono do grupo JBS, Joesley Batista, no Hotel Tivoli, em Lisboa.

Um vídeo que mostra os dois no terraço de um dos hotéis mais famosos de Portugal foi divulgado pela coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo, nessa quarta-feira (26). A festa aconteceu durante o Fórum Jurídico promovido pelo instituto ligado ao também ministro Gilmar Mendes.

O encontro de Barroso e Joesley

A confraternização na véspera de Barroso participar de um debate sobre um marco regulatório para as plataformas de internet. Nas imagens, o próximo presidente do STF aparece de braços cruzados, em roda de conversa com Joesley, que está com um copo na mão, ao lado do DJ. Também participava do papo o advogado Miguel Matos, editor do portal jurídico Migalhas.

O irmão de Joesley, Wesley Batista, que também estava no terraço do hotel não aparece no vídeo. Na mesma noite, o ministro já havia marcado presença no jantar promovido pelo banco BTG, de André Esteves, no restaurante Eleven, na capital portuguesa.

Nos dias em que durou o fórum, os irmãos Batista participaram das palestras e eventos da programação paralela — como o coquetel de boas-vindas promovido pelo grupo Esfera, de quem são patrocinadores.

Os irmãos Batista

Joesley e Wesley Batista fizeram acordo de colaboração premiada com a Procuradoria-Geral da República, validado pelo próprio STF, em junho de 2017. Nos relatos, Joesley disse ter entregado propina ao então presidente Michel Temer e ao então senador Aécio Neves, que foram denunciados.

Na ocasião, a J&F também fechou um acordo de leniência com o Ministério Público que prevê o pagamento de multa de R$ 10,3 bilhões ao longo de 25 anos por seu envolvimento em casos de corrupção. Contudo, o grupo quer rever o acordo e diminuir o valor.

Sobre o encontro com o ministro Barroso, Joesley Batista afirmou, por meio de sua assessoria, que “eventos com a participação de empresários, autoridades e universidades são uma forma transparente e legítima de se fomentar discussões públicas”.

Os irmãos dizem que não patrocinaram a festa no terraço do hotel Tivoli, onde “cumprimentaram diversos convidados, como empresários, jornalistas e autoridades”.

Barroso se manifestou

O ministro Barroso respondeu ao jornal sobre o encontro com Joesley Batista, por meio da assessoria de imprensa da Corte. Ele disse que não conhecia nem Joesley e nem Wesley Batista, mas “ao ser abordado no referido evento, apenas cumprimentou” o empresário e que “não houve conversa; apenas uma troca breve de palavras entre pessoas civilizadas”.

O ministro assume a presidência do STF a partir de 28 de setembro, com a aposentadoria de Rosa Weber.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.