Fechar
GP1

Política

Flávio Nogueira destaca ações do presidente Lula no Piauí

“O Piauí era um antes do presidente Lula e passou a ser outro, muito melhor", disse o deputado.

O deputado federal Flávio Nogueira (PT-PI) fez um pronunciamento nesta terça-feira (29), na tribuna da Câmara, sobre a viagem do presidente Lula ao Piauí, na próxima quinta-feira (31). Na ocasião, ele destacou a importância do líder petista para os avanços econômicos e sociais do estado nos últimos 20 anos e afirmou que existe um Piauí antes e um depois da gestão do petista.

O coordenador da bancada piauiense no Congresso Nacional, lembrou que a primeira viagem de Lula ao Piauí, como presidente, ocorreu ainda no ano de 2003. “O Piauí era um antes do presidente Lula e passou a ser outro, muito melhor, após os governos do petista”, enfatizou o parlamentar, que seguiu ressaltando o trabalho do presidente em favor do Estado.

Foto: Lucas Dias/GP1Flávio Nogueira
Flávio Nogueira

“De lá para cá, o Piauí avançou bastante, reduzindo o abismo social que nos separa dos estados mais ricos do país. Nos últimos 20 anos, o PIB piauiense cresceu bem acima da média nacional. E o estado teve substancial melhora no seu IDH - índice de desenvolvimento humano -, passando de 0,5 (2002) para 0,71 (2022)”, observou o deputado.

Na avaliação de Flávio Nogueira, os avanços registrados no Piauí refletem as boas gestões petistas nos âmbitos estadual e federal. “As mudanças registradas no nosso Estado resultam, sobretudo, das condições criadas pelo presidente Lula, com as políticas de transferência de renda, de combate à desigualdade social e com os investimentos em projetos que intensificaram a geração de empregos. Por isso, o povo do Piauí tem uma dívida de gratidão com o presidente Lula”, destacou o parlamentar.

Programas implementados

O deputado citou os programas sociais implementados por Lula como exemplos de políticas assertivas que tiveram grande impacto econômico e social no Piauí. “Só o Bolsa Família, que é o maior programa de distribuição de renda na história do país, injeta quase R$ 415 milhões por mês, no estado. São mais de 600 mil famílias piauienses beneficiadas com o programa, com um repasse médio de R$ 683”, informou Flávio Nogueira.

Geração de energia limpa

O deputado enfatiza que o Piauí também vem gerando muitas riquezas e hoje conta com uma economia mais dinâmica, com mais investimentos na área industrial, com base forte no agronegócio, na mineração e, principalmente, na geração de energias limpas. “O nosso estado é o 3º maior produtor de energia solar no país e o 4º em energia eólica, além de ser pioneiro nas pesquisas com energia híbrida”, celebrou o parlamentar.

Modernização de estradas

Conforme Flávio Nogueira, agora, com o lançamento do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o governo Lula vai melhorar a infraestrutura do Piauí, investindo em projetos como a construção da BR-330 na região dos cerrados; a duplicação de trechos das BRs 343 e 316; e a construção da Adutora de Jaicós. “Vale destacar, ainda, a retomada da Transnordestina, que vai ligar as regiões mineradoras do Piauí com os portos do Pecém-CE e de Suape-PE, impulsionando nossas exportações”, disse o coordenador da bancada piauiense.

Brasil Sem Fome

O deputado petista reforçou que Lula vem ao Piauí, nessa semana, para inaugurar obras; apresentar os projetos do novo PAC para o estado; e lançar o Plano Brasil Sem Fome. “O presidente Lula, portanto, vai levar boas novidades na bagagem. E, entre as novidades que serão anunciadas, estão projetos do programa Minha Casa, Minha Vida, que vão facilitar o acesso dos piauienses à casa própria”, explicou Flávio.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.