A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados vai convocar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para explicar a concessão de asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia. A convocação foi aprovada nesta quarta-feira (23).
O pedido para o comparecimento do ministro foi protocolado pelo deputado federal Evair Vieira de Melo (PP-ES).

Nadine Heredia, esposa do ex-presidente peruano Ollanta Humala, chegou ao Brasil na semana passada em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com um pedido de refúgio, alegando estar sendo vítima de perseguição política no Peru.
Ollanta Humala e sua esposa foram condenados a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. Segundo as investigações, durante a campanha eleitoral de 2011, eles teriam recebido recursos da empreiteira brasileira Odebrecht e do governo venezuelano. Humala está preso.
"O asilo concedido a Nadine Heredia, cuja culpa foi declarada por um tribunal, é mais do que um erro diplomático: é uma recusa em se curvar à legalidade. Quando o Estado se presta a esse papel, torna-se cúmplice de tudo aquilo que deveria combater. A corrupção, então, deixa de ser um mal externo e passa a ser um verme no tronco do governo", concluiu.
A data da reunião com o ministro Mauro Vieira ainda será marcada.
Ver todos os comentários | 0 |