O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), bateu boca com o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) durante a sessão plenária dessa terça-feira (16). Em determinado momento da discussão, Motta subiu o tom e disse que não trabalhava sob ameaça.
O bate boca ocorreu durante a discussão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios, quando Carlos Jordy insinuou que a Mesa Diretora havia retirado do texto um destaque do Partido Liberal.
“Quero fazer um questionamento a vossa excelência, tínhamos um destaque, que é um destaque muito caro para o nosso partido, para a oposição”, disse o deputado, sendo respondido por Hugo Motta: “foi retirado pelo líder, deputado Sóstenes”. Veja o vídeo:
Carlos Jordy retrucou, afirmando que Sóstenes teria negado a retirada do destaque, e recebeu nova resposta do presidente da Câmara. “A secretaria geral da Mesa não retiraria um destaque sem a autorização do líder. Eu queria que vossa excelência ligasse para o seu líder e viesse até a Mesa, porque nessa Mesa aqui tem pessoas de bem que jamais irariam um destaque se não fosse autorizado pelo líder”, frisou.
Nesse momento, Jordy afirmou que, se a situação não fosse revertida, o PL iria orientar pelo voto contrário a PEC. “Ele [Sóstenes Cavalcante] já disse que, se a situação não for revertida, vamos orientar [voto] contrário a PEC”, colocou o parlamentar do PL.
Hugo Motta reagiu e ressaltou que não trabalha “sob ameaça” e que aquele tipo de conversa não funcionaria com ele. “Não tem nenhum problema, eu não funciono sob ameaça, quero só dizer a vossa excelência que eu não trabalho assim. Vossa excelência não coloque as coisas assim para essa presidência, eu não admito isso, ‘se fizer isso eu faço isso’, comigo não funciona”, disparou.
PEC dos precatórios
Apesar do embate, a PEC foi aprovada em plenário, por 367 votos a 97. A proposta permite que o governo retire os gastos com precatórios do arcabouço fiscal a partir de 2026.
Thais Guimarães
Ver todos os comentários | 0 |