Fechar
GP1

Política

Deputado Marcel van Hattem recorre à CCJ contra suspensão do mandato

Deputado afirma que decisão do Conselho de Ética seria uma tentativa de intimidar parlamentares.

O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), um recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados para tentar reverter a suspensão de seu mandato por 60 dias.

A punição foi aprovada pelo Conselho de Ética da Câmara no último dia 5, por suposta quebra de decoro parlamentar durante um motim ocorrido em agosto de 2025. O relatório, assinado pelo deputado Moses Rodrigues, também defendeu a suspensão dos deputados Marcos Pollon (PL-MS) e Zé Trovão (PL-SC).

Foto: Reprodução/XMarcel van Hattem
Marcel van Hattem

Segundo o processo, Van Hattem e outros parlamentares ocuparam a Mesa Diretora da Câmara e tentaram impedir o então presidente da Casa, Hugo Motta, de conduzir a sessão. O protesto ocorreu após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro e tinha como objetivo pressionar pela votação da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro.

Embora o Conselho dMarcel van Hattempara entrar em vigor.

Em nota, Van Hattem afirmou que a decisão representa uma tentativa de silenciar parlamentares da oposição. “Querem punir a oposição e silenciar quem defende princípios e valores. Nossa defesa demonstra claramente que não houve qualquer infração regimental ou quebra de decoro. O que existe é uma perseguição política disfarçada de processo disciplinar”, declarou.

A defesa do parlamentar sustenta que a representação original o acusava de ocupar a cadeira da presidência da Câmara, “fato que o próprio relator posteriormente reconheceu não ter ocorrido”.

Van Hattem também afirmou confiar que a CCJ reconhecerá as supostas irregularidades do processo e determinará o arquivamento da representação. Caso o recurso seja rejeitado, a decisão final sobre a suspensão caberá ao plenário da Câmara dos Deputados.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.