Fechar
GP1

Barra do Piraí - Rio de Janeiro

Prefeito gera polêmica ao defender castração de mulheres no RJ

A fala do gestor de Barra do Piraí foi feita durante inauguração de estrada na última quinta-feira (14).

A declaração do prefeito de Barra do Piraí, no interior do Rio de Janeiro, viralizou nas redes sociais após ele defender a “castração de mulheres” para controle da natalidade no município. O pronunciamento do gestor Mário Esteves (PROS) foi feito durante inauguração de uma estrada na última quinta-feira (14).

“O que não falta em Barra do Piraí é criança. Tem que começar a castrar essas meninas e controlar essa população. É muito filho, [sic] é no máximo dois. Tem que fazer uma lei lá na Câmara, [...] haja creche para ser construída”, declarou o prefeito.

Foto: Reprodução/InstagramPrefeito Mário Esteves
Prefeito Mário Esteves

Após a repercussão do caso, Mário Esteves se manifestou através das redes sociais nesse sábado (16), afirmando apenas ter trocado o termo “laqueadura” por “castração”, e que não teve a intenção de ofender as mulheres. “Infelizmente, qualquer palavra mal colocada pode ser transformar em barbárie”, publicou o gestor.

A Prefeitura de Barra do Piraí também se manifestou, e afirmou que a declaração foi feita em um momento de descontração, e não teve o intuito de promover a discriminação contra o sexo feminino. Em contrapartida, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Barra do Piraí classificou a fala do prefeito como um ato de misoginia e desrespeito.

Confira a nota da Prefeitura na íntegra:

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, entende que a laqueadura seja um dos procedimentos para o incremento do planejamento familiar, assim como a vasectomia. Jamais teve a intenção de promover qualquer tipo de prática danosa ou preconceituosa às mulheres. Prova disso, são os investimentos que a prefeitura tem aplicado no Hospital Maria de Nazaré — a Pérola do Vale — e nos programas Saúde da Mulher e Saúde do Homem, onde o planejamento familiar é discutido. Foi um momento de descontração na inauguração de uma importante via de escoamento de produção e de desenvolvimento na cidade, tema central do evento e que é o principal destaque. Qualquer ilação com esse assunto mostra desconhecimento político, uma vez que castrar é esterilizar. A utilização da linguagem vai muito mais para quem quer difundir a confusão na mente do outro, quando deveria explicar.

Nota do presidente da OAB de Barra do Piraí

Em pleno ano de 2023, após diversas lutas das mulheres na busca de igualdade, espaço e respeito, fomos surpreendidos com a fala do Prefeito de Barra do Piraí, que de forma desrespeitosa e afrontosa, e ainda com ar de deboche, sugeriu que as mulheres barrenses fossem 'castradas' e que uma lei fosse apresentada na Câmara Municipal limitando o número de filhos por mulheres.

A fala é típica de ato de misoginia, e mais uma vez demonstra o total desrespeito do Prefeito com as mulheres. É inaceitável que o representante eleito de um povo, formado exatamente na maioria por mulheres, ainda tenha um pensamento tão retrógrado e machista, típico da era das cavernas. Infelizmente, esse não é o primeiro ato de preconceito do Chefe do Executivo, que deve ser objeto de repúdio, bem como combatido todos os dias, para que a nossa geração e as próximas, entendam, finalmente, que todas e todos somos iguais.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.