Fechar
GP1

Saúde

Secretária Simone Pereira garante realização da Expoapi em Teresina

Em uma reunião realizada na quinta-feira (19) foi determinada a liberação de parte do parque de exposição, mas algumas medidas serão tomadas antes que isso ocorra.

A secretária de Estado de Agronegócio, Simone Pereira, afirmou nessa sexta-feira (20) que está garantida a realização da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que está prevista para o dia 30 de novembro, e destacou que estão sendo tomadas todas as medidas para a desinfecção da área onde foi encontrado um animal com a doença do mormo.

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) fez a interdição do Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, localizado em Teresina, após um animal ser sacrificado ao ser diagnosticado com a doença mormo, que é infectocontagiosa e pode ser contraída também por humanos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Simone PereiraSimone Pereira

Em uma reunião realizada na quinta-feira (19) foi determinada a liberação de parte do parque de exposição, mas algumas medidas serão tomadas antes que isso ocorra.

“Vai ser liberado, mas antes existem alguns cuidados que precisam ser tomados, atendendo ao protocolo que é previsto pelo Ministério da Agricultura e o da Saúde. Ontem nós tivemos uma reunião com todos os entes envolvidos, a APCZ, Adapi, Ministério da Agricultura, Conselho de Veterinária, Fundação Municipal de Saúde e dentre as possibilidades que surgiram, uma foi acatada, que é fazer a intervenção parcial do parque”, explicou Simone Pereira.

Ela disse que será garantida a segurança dos animais e das pessoas. “O parque tem uma extensão territorial muito grande e você pode fazer uma intervenção sem ter nenhum risco de contaminação na área liberada. Então está sendo providenciado esse espaço dentro do parque. Os cavalos vão ser transferidos e posteriormente vamos iniciar o processo de desinfecção da área, para poder fazer com o que está no protocolo, bem como vamos poder liberar o parque, para que se tenha nenhum risco. O calendário da Expoapi está mantido e com o início previsto para 30 de novembro e com a garantia que não teremos risco para os animais e nem das pessoas que vão visitar a exposição”, explicou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

João Mádison diz que Adapi faz terrorismo para prejudicar Expoapi

Expoapi pode ser adiada após Adapi interditar Parque de Exposições

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.