Fechar
GP1

Saúde

Cardiologista explica relação entre atividade física e prevenção do AVC

Acidente Vascular Cerebral é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade.

A cada ano, 13,7 milhões de pessoas tem um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no mundo, 5,5 milhões morrem e atualmente, existem 80 milhões de sobreviventes de AVC, segundo informações da World Stroke Organization prevenção podem evitar 90% dos casos. O AVC é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade. Autoridades em saúde são unânimes em chamar atenção para a importância da atividade física para redução dos riscos de AVC.

Mas o que praticar atividade física influencia na redução dos riscos de um AVC? O médico cardiologista do Hapvida, Mauricio Paes Landim, explica que um dos motivos é o fato da atividade física trazer uma série de benefícios para o sistema cardiovascular e um deles é a redução da arteriosclerose. “Ela, a atividade física aumenta o bom colesterol e com isso evita a instalação da arteriosclerose que é o acúmulo de gordura na parede dos vasos que é uma das principais causas do acidente vascular cerebral”, explica. Segundo o médico a redução da obesidade também é um fator importante para a prevenção dos casos de AVC.

São inúmeros os benefícios da prática da atividade física quando o assunto é o AVC. Com a prática do exercício se previne também a diabetes mellitus que por si só já é um fator de risco para a arteriosclerose. “Com a atividade física melhora o aproveitamento da glicose pelo organismo”, acrescenta o médico do HapVida. O cardiologista lembra que a relação entre o AVC e as doenças cardiovasculares está bem documentada. Muitas doenças cardíacas propiciam o aparecimento do acidente vascular cerebral.

“Algumas arritmias propiciam a liberação de trombos para o cérebro provocando o acidente vascular cerebral neste caso não seria devido a arteriosclerose, mas sim a liberação de trombos, coágulos para o cérebro”, explica.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.