Fechar
GP1

Saúde

Quarta dose pode ser necessária para conter Ômicron, diz CEO da Pfizer

Dados do “mundo real” são necessários para se ter certeza sobre proteção com as três doses.

Uma quarta dose da vacina Pfizer pode ser necessária um ano após a aplicação da terceira para neutralizar a variante Ômicron, disse o CEO da farmacêutica, Albert Bourla, ao canal televisivo americano CNBC, na quarta-feira, 8. Porém, destacou que dados do "mundo real" são necessários para se ter certeza.

Mais cedo, a Pfizer Inc. e a BioNTech haviam anunciado que resultados preliminares de um estudo laboratorial inicial, ainda sem publicação em revista científica, mostraram que uma terceira dose é capaz de neutralizar a nova cepa. Com duas vacinas contra a covid-19, a quantidade de anticorpos diminui, mas ainda protege contra casos graves, asseguraram.

Bourla citou o estudo preliminar na entrevista e disse que foi realizado com base em uma cópia sintética da variante. Frisou a necessidade de dados do “mundo real”, que devem chegar em duas semanas, para haver mais certeza sobre a proteção com três doses, por quanto tempo ela dura e a necessidade de uma quarta injeção.

Ele falou também que, em caso de necessidade, o laboratório estuda uma vacina adaptada à variante. A empresa já executou imunizantes especiais para a Delta e Alpha, comentou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.