Fechar
GP1

Saúde

OMS classifica adoçante aspartame como “possivelmente cancerígeno”

Após estudos, especialistas apontam que a substância pode provocar um tipo de câncer no estômago.

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (Iarc), órgão da Organização Mundial da Saúde, classificou nessa quinta-feira (13) o adoçante artificial, aspartame, como um produto alimentício que é possivelmente cancerígeno para as pessoas. O adoçante é bastante utilizado em gomas de mascar, bebidas dietéticas, como na Coca zero, e gelatina.

O relatório caracterizou a substância no grupo 2b, que também conta com o extrato de aloe vera e o medicamento para tratamento de insuficiência cardíaca, digoxina. A decisão foi feita a partir de análises por especialistas da agência das Nações Unidas, juntamente com o Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares (JECFA) da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Os órgãos realizaram diversas revisões independentes.

Foto: DivulgaçãoRefrigerante
O adoçante é bastante utilizado em refrigerantes

O aspartame entrou no grupo após a Iarc encontrar evidências limitadas de que ele causa câncer de fígado em humanos. As consequências negativas entre animais também foram encontradas. A representante da agência, Mary Schubauer-Berigan, comentou sobre a classificação da substância. “Essa classificação representa mais um chamado para que a comunidade científica realize mais pesquisas com o objetivo de entender melhor o potencial carcinogênico do aspartame.”, relatou Mary.

A ingestão do aspartame, conhecido por ser 200 vezes mais doce do que o açúcar, não está proibida, e a JECFA não confirmou que há motivos para alterar o limite máximo de consumo atual que é de 40 miligramas (mg) por quilo de peso de cada pessoa.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.