Fechar
GP1

São Paulo - São Paulo

Fundo de investimentos Mubadala muda oferta para assinar com Libra

O fundo dos Emirados Árabes fez uma proposta de compra de 12,5% dos direitos de TV por 50 anos.

A expectativa que uma Liga pudesse organizar o Campeonato Brasileiro fosse instalada ainda neste ano de 2023 parece estar cada vez mais distante. O fundo de investimentos Mubadala formalizou a dirigentes da Libra (Liga do Futebol Brasileiro), ainda durante a noite da última segunda-feira (12), uma nova proposta para formação do bloco comercial. Para que seja aprovada, o Mubadala enviou a proposta com uma modificação e agora basta que Corinthians, Flamengo, Palmeiras e São Paulo concordem.

A saída recente do Botafogo, Vasco e Cruzeiro fez com que o fundo dos Emirados Árabes repensasse sua proposta, que exigia a assinatura de 18 clubes. Agora, com apenas 15, a possibilidade de uma liga neste momento está descartada e se forma em seu lugar um bloco comercial cujo único objetivo é negociar os direitos de transmissão dos clubes.

Foto: Lucas Figueiredo/CBFTaça do Campeonato Brasileiro
Taça do Campeonato Brasileiro

Esse bloco já era tipo como uma maneira preliminar da liga, até que todos os dirigentes estivessem o entendimento nivelado. Mas, não foi o caso. A Libra tem visto cada vez mais seus clubes saindo. O caso mais recente foi do Botafogo e John Textor, que retirou o clube alvinegro do Rio de Janeiro e vai buscar negociar seus direitos de transmissão de maneira independente.

Com a proposta apresentado, o Mubadala tem a intenção de comprar 12,5% dos direitos de mídia dos clubes no Campeonato Brasileiro pelos próximos 50 anos. Os valores a serem transferidos correspondem à metade do investimento feito inicialmente pelo fundo, que seriam R$ 1, 020 bilhão para os 15 clubes.

Do lado do Forte Futebol, há também um entendimento assinado pelos clubes com o fundo Serengetti, mas nenhum de forma definitiva.

Inicialmente, o fundo Mubadala pretendia comprar uma participação equivalente a 20% sobre a liga e aportaria, em contrapartida, R$ 4, 75 bilhões em uma sociedade de 50 anos. O primeiro acordo entre Libra e Mubadala expirou recentemente sem que a liga fosse criada no tempo estipulado devido as divisões e divergências entre Libra e Forte Futebol, além das discussões internas, principalmente sobre as relações entre Flamengo e Corinthians.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.