A Coluna traz, com exclusividade, novos desdobramentos da Operação Prevenção, que investiga um robusto esquema de venda de sentenças judiciais no âmbito do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).
Por determinação do ministro Sebastião Reis Júnior, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão, em Teresina, contra Layza Bezerra Maciel Pereira, ex-chefe de gabinete do desembargador afastado José James, apontado como uma das figuras centrais no núcleo investigado pela PF.
A Coluna apurou que as diligências ocorreram em dois momentos distintos: na primeira ordem de missão, os policiais federais não lograram êxito em localizar a investigada, que se encontrava em viagem internacional, o que acabou retardando o cumprimento da medida judicial.
No entanto, após retornar à capital piauiense, na última sexta-feira (09), a ex-chefe de gabinete foi surpreendida com a chegada da Polícia Federal em sua residência.
Durante a ação, os policiais apreenderam o aparelho celular da investigada, além de outros materiais considerados estratégicos e relevantes para o aprofundamento das investigações.
Fontes ligadas ao caso afirmam que o conteúdo a ser extraído do dispositivo eletrônico pode revelar novos vínculos, interlocuções e movimentações relacionadas ao suposto esquema criminoso instalado dentro do Judiciário estadual.
A Operação Prevenção segue a todo vapor e novas medidas judiciais, inclusive, outras buscas, quebras de sigilo e eventuais prisões, não estão descartadas, em virtude do avanço da análise do material apreendido. Layza Bezerra foi exonerada do cargo em comissão em 21 de outubro de 2025, logo após a deflagração da Operação Prevenção.
A Coluna segue acompanhando de perto!
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1
- Tribunal de Justiça do Piauí revoga portaria de “revisão completa” de processos ligados ao desembargador José James
- CNJ mantém comissão que investiga processos do desembargador afastado José James
- STJ proíbe advogados de entrar no Tribunal de Justiça do Piauí e manter contato com desembargador José James
Ver todos os comentários | 0 |