Fechar
Colunista Celso Oliveira
GP1

Equipe da Nossa Revista visita o sítio arqueológico Pedra do Castelo


Imagem: Celsoliveira/GP1Clique para ampliarEntrada do Castelo(Imagem:Celsoliveira gp1.com.br)Entrada do Castelo
O editor da Nossa Revista, prof.º Celsoliveira, acompanhado do repórter fotográfico, O Intruso, estiveram na manhã deste domingo dia 24/02 visitando o histórico Parque Municipal Pedra do Castelo.

O parque está localizado a dois quilômetros da BR que liga Castelo a outos vários municípios do Piauí e Ceará na região norte do estado.

A visita foi para conhecer o local e coletar material para a seção Nossa Expedições que explora os potenciais turísticos das cidades da região norte do Piauí.

O material coletado no município vai ilustrar as páginas que apresentarão as belezas e encantos do lugar.
O Parque Municipal é monitorado pela Condatur, uma associação de voluntários que acompanham os visitantes e ainda não dispõe de estrutura de estadia, só para passeios
O cansaço é recompensado pela beleza do lugar.

Imagem: Celsoliveira/GP1Clique para ampliarVisão da fente do Castelo(Imagem:Celsoliveira gp1.com.br)Visão da fente do Castelo
Os visitantes devem levar consigo abastecimento alimentar para durante o passeio e os guias orientam que não deixem nada jogado pelo chão, nem toquem nas paredes de arenito e inscrições, assim como não retirar do local, pedras, plantas nem mesmo folhas.

Dentro da programação elaborada pelos guias da associação, os passeios podem chegar a cinco dias incluindo detalhes como citytur pelos pontos históricos e as tradicionais fábricas de cachaça da cidade de Castelo do Piauí, passando pelo castelo de pedras e os Canyons do Rio Poty.

O sítio arqueológico com centenas de inscrições rupestres, formações rochosas de arenito que filtram as águas das chuvas, com os vários túneis e cavernas que formam a parte interna do castelo, os salões que serviam como cemitérios para índios até recentes décadas, fendas que refletem iluminação esplêndida e o enigmático quarto escuro, este que remete o visitante ao verdadeiro Mito da Caverna do filósofo Platão. Tudo estará configurado em formas de fotos e textos nas páginas da revista.
Pela primeira vez uma revista piauiense regional e gratuita registra a história e a beleza do lugar.
Imagem: O IntrusoClique para ampliarCelsoliveira e Jaime o guia(Imagem:O Intruso)Celsoliveira e Jaime o guia
Durante a visita a equipe foi guiada pelo experiente guia Jaime da Condatur. Segundo o guia coisas interessante e intrigantes têm acontecido no local. Pessoas visitam e se emocionam com as histórias e a forte energia do lugar.



















Imagem: Celsoliveira/GP1Clique para ampliarO Intruso e o guia james(Imagem:Celsoliveira gp1.com.br)O Intruso e o guia James

























Imagem: Celsoliveira/GP1Paredão do quarto escuro iluminado pelo flash da câmera.(Imagem:Celsoliveira)Paredão do quarto escuro iluminado pelo flash da câmera.
Imagem: Celsoliveira/GP1Incrições rupestres do castelo(Imagem:Celsoliveira gp1.com.br)Incrições rupestres do castelo
Imagem: Celsoliveira/GP1Inscrições no paredão rochoso(Imagem:Celsoliveira gp1.com.br)Inscrições no paredão rochoso



*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.