Fechar
Colunista Celso Oliveira
GP1

Feira da Agricultura Familiar movimentou mais de 100 mil reais em Piripiri


Imagem: Celsoliveira/GP1Clique para ampliarMais de 6 mil kgs vendidos(Imagem:Celsoliveira GP1)Mais de 6 mil kgs vendidos
Imagem: Celsoliveira/GP1Clique para ampliarTotonho do STTRs com Guedes e Socorro Mesquita(Imagem:Celsoliveira GP1)Totonho do STTRs com Guedes e Socorro Mesquita
Imagem: Celsoliveira/GP1Clique para ampliarPopulaçao fazendo compras(Imagem:Celsoliveira GP1)Populaçao fazendo compras
Imagem: Celsoliveira/GP1Clique para ampliarTotonho à desquerda e Eunice à direta recebem os convidados(Imagem:Celsoliveira GP1)Totonho à desquerda e Eunice à direta recebem os convidados
Imagem: Celsoliveira/GP1Clique para ampliarProdutos regionais expostos à venda(Imagem:Celsoliveira GP1)Produtos regionais expostos à venda
Aconteceu na manhã desta quarta-feira santa, dia 27 de março, a edição de número cinco da Feira da Agricultura Familiar em Piripiri. A feira começou pro volta das 05:30 na Praça do Parque Curumim, no centro da cidade. Agricultores de várias regiões montaram barracas e estandes de produtos produzidos por eles nas comunidades.

Todo tipo de produto pode ser comercializado a preços populares: Melancia, milho verde, feijão verde e seco, arroz, óleos, azeites de tucum, babaçu e outros, galinhas e ovos caipira, macaxeira, farinha, puba, goma, doces, cosméticos e produtos de limpeza feito de forma ecológica, artesanatos variados de tecidos, fibras, bambu, plásticos recicláveis e reutilizáveis, brinquedos de madeira e plástico, artigos de decoração, frutas e verduras orgânicas, leite, queijo, comida caseira, polpas de frutas e uma série de outros produtos produzidos pelas famílias de agricultores nas localidades.

Estiveram presentes famílias de agricultores de mais de vinte assentamentos, cooperativas, associações e grupos organizados.

O evento recebeu a visita e o apoio do secretário de governo, Francisco Guedes e seus assessores, da vice-prefeita de Piripiri, dona Socorro Mesquita, dos vereadores Eunice e profº. Abraão, do presidente do Centro Ecológico Morro da Coã, em Lagoa de São Francisco, profº. Everardo Santos e forte presença de cobertura da imprensa estadual e local.

A feira foi coordenada pela equipe do CRESAM-Conselho Regional de Segurança Alimentar Municipal em parceria com o STTRs-Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Piripiri, Cooafrut-Cooperativa Agrofamiliar Frutos da Terra. Teve o apoio da SETAS-Secretaria do Trabalho e Ação Social de Piripiri, da SASC-Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Estado do Piauí, da SEINFRA, Emater, Secretaria Municipal de Saúde, SDRs estadual e Municipal, Bancos do Brasil e do Nordeste.

Estavam disponíveis no pátio de exposição da feira equipes da secretaria de saúde fazendo aferição de pressão arterial, triagem odontológica e outros serviços de utilidade pública.

Conforme a coordenadora da feira, Charlane Almeida, o objetivo foi alcançado que seria mostrar e vender os produtos dos agricultores locais, fomentar a economia, gerar renda para as famílias e incentivar a sociedade ao consumo de produtos regionais e mais saudáveis.

Na avaliação de Charlane, foram negociados um volume em torno de 100 mil reais em vendas direta ao consumidor. "Só para se ter uma idéia, já às sete da manhã já havia acabado alguns dos tipos de verduras e frutas locais. O Assentamento Cachoeira vendeu mais de 6 toneladas de melancia, por aí se tem uma idéia do volume de gente comprando e de produtos vendidos". diz satisfeita a coordenadora.

"Estaremos nos reunindo com o sindicato para buscar capacitação junto ao Sebrae e decidiremos montar um calendário de realização da feira, em breve deverá ser
Imagem: Celsoliveira/GP1Clique para ampliarCharlane Almeida, do CRESAM, coordenadora da feira. Mais de 100 mil reais em vendas(Imagem:Celsoliveira GP1)Charlane Almeida, do CRESAM, coordenadora da feira. Mais de 100 mil reais em vendas
semanal" conclui Charlane.
Charlane falou com satisfação da parceria junto aos órgãos públicos e a parceria forte com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Cooperativa Agrofamiliar, além dos poderes executivo estadual e municipal, assim como o legislativo municipal.











Imagem: Celsoliveira/GP1Artesanato da Fundação Monte Tabor(Imagem:Celsoliveira GP1)Artesanato da Fundação Monte Tabor
Imagem: Celsoliveira/GP1Secretário Guedes e profº. Everardo Santos do Centro Ecológico Morro da Coã.(Imagem:Celsoliveira GP1)Secretário Guedes e profº. Everardo Santos do Centro Ecológico Morro da Coã.
Imagem: Celsoliveira/GP1Equipe de participantes e apoiadores(Imagem:Celsoliveira GP1)Equipe de participantes e apoiadores
Imagem: Celsoliveira/GP1Mulheres produtoras de cosméticos(Imagem:Celsoliveira GP1)Mulheres produtoras de cosméticos


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.