Fechar
Colunista Celso Oliveira
GP1

Tecnologia de irrigação do Piauí é exemplo para produtores do Rio Grande do Sul


Modelo de irrigação

A adoção da técnica faz com que as safras não se percam, que sejam mais viáveis economicamente, além de aumentar a sua produtividade. Representantes do Governo do Rio Grande do Sul estiveram visitando assentamentos e comunidades no município de Oeiras para observar o cultivo realizado na regição com os kits de agricultura irrigada. Eles levarão as experiências desenvolvidas no Piauí para servir de exemplo no Sul do país.
No Piauí, mesmo com a ocorrência dos períodos de estiagem, a adoção da técnica de irrigação faz com que as safras dos produtos cultivados não se percam, sejam mais viáveis economicamente e tenham sua produtividade aumentada. 

"Estamos implementando no nosso Estado um programa de irrigação. Essa prática se torna cada vez mais importante e necessário em nossa região, embora seja um local de chuvas quase que regulares. Com o avanço da tecnologia e o aumento da produtividade, a irrigação se tornou imprescindível e por isso viemos conhecer a região de Oeiras, que tem um programa de irrigação bastante avançado voltado especialmente para o pequeno produtor rural e atendendo as demais necessidades. Ele servirá de exemplo para nós no Sul do país", ressalta Ivar Pavan, secretário gaúcho do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo .

Antes de iniciar as visitas, o prefeito de Oeiras, Lukano Sá, recebeu a comitiva do Rio Grande do Sul na sede da Prefeitura local para apresentar os aspectos técnicos do kit de irrigação. A distribuição do material é feita por meio de uma parceria entre órgãos estaduais, a exemplo do Emater, com as prefeituras piauienses. "Aqui temos bons exemplos de práticas agrícolas, onde a gente aplicando o conhecimento e a tecnologia existente é possível fazer com que essa gente se fixe na terra, se e que possa viver bem. A entrega dos kits de irrigação é uma das principais ações encabeçadas por esta gestão, servindo de exemplo para outros municípios e estados, contribuindo assim com o crescimento do Piauí", relata.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarReunião de exposição(Imagem:Reprodução)
Reunião de exposição

Segundo Romualdo Militão, presidente do Emater no Piauí, a ideia da visita surgiu a partir de um encontro nacional realizado pelo órgão, onde foram apresentadas as ações de agricultura irrigada desenvolvidas no Piauí.

"As visitas estão sendo proveitosas para eles, pois os técnicos podem conferir as necessidades, defeitos e acertos da implantação do programa. Com isso vão partir ainda melhores, levando consigo as formas de implementação individual e coletiva dos produtores locais. É uma forma inteligente de dividir experiências", explica.

Os kits de irrigação distribuídos para as famílias visam à minimizar a importação de produtos alimentícios, explorar os potenciais locais para a agricultura, bem como melhorar a alimentação das famílias e gerar emprego e renda. Os kits são compostos por tubulações, caixa d"água e mangueiras gotejadoras, que podem ser montadas pelos próprios produtores rurais, apesar destes receberem auxílio de técnicos do Emater. Além dos equipamentos doados, os agricultores também recebem auxílio para a preparação do solo, a exemplo de adubos e corretivos.

Também vieram ao Piauí conhecer as experiências de agricultura irrigada o presidente do Emater gaúcho, Lino de David e comitiva de técnicos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, a equipe visitou a horta comunitária da Chapada do Fio e conheceram os kits de irrigação nas localidades Cajueiro e Brejo. Nestes locais são cultivadas hortaliças, melancia, acerola, banana, entre outros

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.