Fechar
Colunista Celso Oliveira
GP1

Dora Parentes transforma jovens anônimos de Piripiri em artistas


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDora Parentes recebendo a amiga Socorro Mesquita(na foto à esquerda)(Imagem:Reprodução)Dora Parentes recebendo a amiga Socorro Mesquita(na foto à esquerda)
A artista plástica piripiriense, Dora Parentes, esta desenvolvendo trabalho de artes e social com jovens no município de Piripiri.
O trabalho envolve jovens do programa Projovem e tem o apoio da SETAS-Secretaria do Trabalho e Ação Social do município, secretariada pela vice prefeita, Socorro Mesquita..
Dora Parentes é artista plástica renomada e conhecida internacionalmente já tendo pintado e exposto suas telas em outros países que não o Brasil. Foi convidada em 2010 e 2012 pelo ativista argentino ganhador do Prêmio Nobel da Paz para participar da Bienal indígena no Equador, onde resgatou como título do trabalho apresentado - “Resgatando uma voz Silenciada”, mostrando a dizimação do índio brasileiro e piauiense.
“É muito importante falar isso, porque onde eu ando, ando defendendo o Piauí”, disse Dora ao falar de sua participação da Bienal com trabalho que retrata os valores piauienses. Dora recebeu a carta aberta pelo trabalho social feito com crianças, agradecendo-a pelo trabalho dela como artista.
Na gestão anterior de Odival, Dora já havia feito oficina com crianças do PETI-Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e achou muito bom.
Considerando a grande visão da secretária da SETAS, Socorro Mesquita, resolveu aceitar o convite para trabalhar com os jovens de Piripiri e busca envolver o jovem como um todo inclusive a família mostrando a importância deles na sociedade em que vivem
“É muito importante a gente mostrar para o jovem que ele é um ser humano importante”. Declara Dora ao falar do trabalho.
Imagem: ReproduçãoDora Parentes e Socorro Mesquita(Imagem:Reprodução)Dora Parentes e Socorro Mesquita
“Socorro Mesquita enxerga além do tempo atual e consegue prevê o futuro desses jovens”, diz Dora sobre o ponto de vista da secretária e amiga Socorro Mesquita.
“Ela ta transformando esses meninos em cidadãos”. Concluiu Dora fazendo referência à Socorro Mesquita.
A artista que se considera dura e determinada no trabalho, também se sente satisfeita pelo trabalho feito em parceria com a prefeitura pelo ensinamento que fica e por poder deixar um legado de seu trabalho em sua terra natal.
“Uma coisa que me satisfaz é ver o pai dizer que esse quadro aqui foi meu filho que pintou e a professora foi a Dora Parentes”. Diz Dora emocionada.
Imagem: ReproduçãoAmostra em homenagem ao aniversário de Piripiri(Imagem:Reprodução)Amostra em homenagem ao aniversário de Piripiri
Recentemente participou da exposição em homenagem ao aniversário de 103 anos de Piripiri a convite da secretária Socorro Mesquita e aproveitou para retratar Piripiri através da criação a partir de um cenário na forma livre de imaginar.
Imagem: ReproduçãoClique para ampliarArte ao estilo de Dora Parentes(Imagem:Reprodução)Arte ao estilo de Dora Parentes
Dora é uma artista do estilo figurativo contemporâneo, retrata a simbologia, a liberdade de criar. A artista falou sobre a importância de seu trabalho para os jovens conterrâneos.
A reportagem encontrou Dora Parentes no dia 05 de julho passeando em um dos seus ambientes preferidos, na tradicional feira Agroecológica da cidade ao ar livre a Praça do Curumim e fazendo compra de produtos naturais na manhã ensolarada de Piripiri.
A artista falou sobre sua trajetória e seus trabalhos ao coordenador do PortalPlanetaBrasil, profº Celsoliveira e foi fotografada pelo repórter Moisés Lopes do site piripirireporter.
Dora esta na cidade a trabalho e a convite da secretária Socorro Mesquita que viu a possibilidade de desenvolver através do programa Projovem o lado artístico existente na juventude piripiriense.





Imagem: Moisés lopesDora em visita ao feirantes da Feira Agroecológica(Imagem:Moisés lopes)Dora em visita ao feirantes da Feira Agroecológica


*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.