Fechar
Colunista Celso Oliveira
GP1

Famílias de Cocal de Telha ganham cisterna do programa Água Para Todos


 Imagem: Reprodução
Cisternas do tipo que serão instaladas(Imagem:Reprodução)Cisternas do tipo que serão instaladas
A prefeita Ana Célia está recebendo no município de Cocal de Telha os técnicos e assistentes social do programa Água para Todos do governo federal e executado pela Condevasf.

O programa visa democratizar e universalizar o acesso a água potável para famílias da zona rural e de regiões remotas e de difícil acesso ao bem através de aquisição de cisterna de polietileno com capacidade para acumular 16 mil litros de água.

O desenvolvimento do programa é feito a partir da formação de um comitê gestor formado no município por pessoas que representam o poder público e da sociedade civil. O Comitê tem como presidente a Simone da Costa e será o órgão responsável pela identificação das famílias e o acompanhamento do programa junto às famílias a serem beneficiadas.

Através da orientação do comitê as equipes do programa começam a desenvolvê-lo com visitas, reuniões, oficinas, capacitações e o cadastro das famílias. Estas devem ter renda por pessoa de no máximo R$: 140,00 devem possuir NIS, com prioridade para aposentados e aqueles que comprovadamente têm problemas de falta de água para a manutenção de casa.
“No município ainda é detectado problemas como uso indevido de poço cacimbão e falta de vazão de sistemas existentes”, disse Márcia ao mostrar dados do levantamento.

Segundo a assistente social, já haviam cadastradas em torno de 115 em apenas dois dias de trabalho e ele acredita que devem chegar a 400 famílias para serem beneficiadas com o programa sem custo nenhum para elas e que estão distribuídas em todas as localidades de Cocal de Telha.
Imagem: Celsoliveira GP1Clique para ampliarMárcia(Assist. Social), Ana Célia(Prefeita) e Simone(Pres. Comitê)(Imagem:Celsoliveira GP1)Márcia(Assist. Social), Ana Célia(Prefeita) e Simone(Pres. Comitê)
Márcia informou que o engenheiro já fez uma visita inicial e fez a liberação para o cadastramento após a formação do Comitê Gestor Municipal. A assistente social, visitou nesta quinta-feira, 25/07 a comunidade Lagoa Alegre fazendo o cadastramento de famílias que receberão as cisternas para água que será captada da água das chuvas através do telhado das casas e que ficar[á armazenada própria para o consumo humano.

Márcia Leocádio conversou com prefeita Ana Célia, esta que esta oferecendo todo apoio para as equipe desenvolverem o projeto que prevê a entrega da obra instalada até o final do ano.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.