Fechar
Colunista Celso Oliveira
GP1

Escrava Milagrosa de Cocal de Telha ganhará documentário


Maria dos Prazeres: A Escrava Milagrosa de Cocal de Telha. Uma história que se remete ao período compreendido entre a escravidão e o coronelismo, ambos existentes na região por volta do século XVIII.
Imagem: Lima Brasil/Celso OliveiraProf. Celso Oliveira e Netinho Studio percorrendo e registrando o local onde viveu a escrava (Imagem:Lima Brasil/Celso Oliveira)Prof. Celso Oliveira e Netinho Studio percorrendo e registrando o local onde viveu a escrava 
Uma equipe desbravadora, produtora de áudio/vídeo, formada pelo professor e jornalista, Celso Oliveira e pelo produtor e editor, Netinho Studio, aceitaram o desafio de documentar registros importantes sobre os milagres realizados por Maria dos Prazeres ao longo dos dois últimos séculos.

Após descobrir a existência da história de Maria dos Prazeres, escrava mestiças, que segundos relatos populares,pertencia como escrava à fazenda do coronel Lu, localizada em tempos atuais nas terras cocatelhense, conforme mapeamento do IBGE.
Imagem: Lima Brasil/Celso OliveiraProf. Celso Oliveira e Netinho Studio pesquisando e registrando o local onde esta enterrada a escrava milagrosa(Imagem:Lima Brasil/Celso Oliveira)Prof. Celso Oliveira e Netinho Studio pesquisando e registrando o local onde esta enterrada a escrava milagrosa
A equipe percorreu e registrou o lugar onde viveu Maria do Prazeres e o local onde a escrava foi enterrada viva. 
Imagem: Régis DanielClique para ampliarMaria dos Prazeres: Tela pintada pelo professor Régis Daniel após uma coleta de opiniões de como as pessoas imaginavam a escrava milagrosa(Imagem:Régis Daniel)
Ainda não foram encontrados registros de imagnes da escrava, assim como o perfil pessoal.

Universitários já fizeram trabalhos acadêmicos de contextualização histórica voltados ao regime escravocrata da fazenda, geografia e vestígios históricos na região. 

Todo documentário é voltado para as histórias e os milagres já realizados pelas promessas e pedidos, tudo baseado em relatos contados por pessoas que já receberam graças em nome da santa escrava.

A equipe traz no documentários diversos relatos dessas pessoas, desde o primeiro milagre: em que Maria dos Prazeres anos após ter sido morta de forma cruel, teria aparecido na casa de uma mulher da região que estava com a filha doente sem ter mais o que fazer, Maria teria pedido para ali dormir pois estava de passagem, diz-se que orientou o remédio para a cura da jovem e logo pela manhã a mulher não a encontrou e percebeu que a rede dada a Maria para passar a noite nem sequer teria sido usada, deixando assim o registro do que viria a ser o primeiro de muitos milagres, conforme relatos de antepassados contados por pessoas que ainda vivem na região.

O que se refere a estes dados o que se tem são relatos históricos contados de geração em geração, se mantendo viva de forma oral a história do poder e das barbáries do coronelismo piauiense.

Tudo sobre os elementos da fazenda,quer seja a escrava, a fonte do Gemedor onde os escravos se abasteciam de agua e que o coronel, usaria para dar fim a escravos rebeldes ou traidores das ordens, já se transformaram em contos e lendas culturais da região, voltadas para a história do sofrimento, das dores, da morte e dos milagres de Maria dos Prazeres.

O documentário particular, esta sendo produzido com recursos próprios dos produtores com o apoio da prefeitura municipal de Cocal de Telha-PI e deverá estar disponível para o publico ainda no primeiro semestre de 2016.
Imagem: Lima BrasilClique para ampliarProfessor Celso Oliveira, mentor do projeto(Imagem:Lima Brasil)
Segundo coordenador do projeto, o professor Celso Oliveira, trata-se de uma história que faz parte da história do Piauí e da escravidão no Brasil.

"Com esse documentário nós buscamos aproximar a sociedade  através dos estudantes, principalmente de fatos verídicos da história triste da escravidão, que a cada dia fica mais distante, tendo acantecido tão próximo da realidade desta geração." Disse Celso.

"Os milagres  da Escrava Maria dos Prazeres familiarizam as pessoas com essa triste realidade, assim como desperta o interesse e o respeito pelos sofrimentos vividos pelos escravos", concluiu o professor que ainda disse que divulgará a data de lançamento em muito breve.

"Estamos trabalhando com muito carinho para dar ao povo de Cocal de Telha e do Piauí, um excelente presente cultural",fFinalizou. 

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.