Fechar
GP1

Novembro Azul: exercício físico previne e trata o câncer de próstata

Em 2021, 16.055 homens morreram devido a doença, conforme dados da Sociedade Brasileira de Urologia.

Dados do Ministério da Saúde obtidos pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelam que, em 2021, 16.055 homens morreram devido ao câncer de próstata, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia. Muitas destas mortes poderiam ter sido evitadas com campanhas de conscientização sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável.

Vários estudos apontam os grupos de risco mais propensos a desenvolver a doença. Um deles é o de pessoas sedentárias e com excesso de peso, fatores de risco que podem facilmente serem eliminados com os exercícios físicos e uma dieta saudável. Este grupo pode desenvolver não apenas o câncer de próstata, mas muitos outros tipos de cânceres e doenças.

Foto: Divulgação/AscomDemóstenes Ribeiro
Demóstenes Ribeiro

A prática regular de exercícios físicos, como a musculação, faz parte das terapias complementares durante o tratamento, que buscam proporcionar qualidade de vida ao paciente.

O ideal seria que os programas de exercícios fossem organizados por um Profissional de Educação Física – modulando intensidade, volume, frequência e duração do treinamento. Mas como a maioria das pessoas não pode ter essa orientação, é importante que, mesmo assim, façam sua atividade física por sua conta e risco, tendo como parâmetro o bom senso.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.