Fechar
GP1

Diástase abdominal; entenda como evitar

Isso geralmente ocorre durante a gravidez, quando o útero exerce pressão sobre o abdômen.

A diástase abdominal refere-se à separação dos músculos retos do abdômen. Isso geralmente ocorre durante a gravidez, quando o útero em crescimento exerce pressão sobre a parede abdominal. Isso pode resultar na separação dos músculos, causando uma abertura que pode ser notada como uma protuberância na região do abdômen.

Essa condição também pode ocorrer em outras situações, como ganho de peso excessivo ou levantamento de peso inadequado. A diástase abdominal pode levar a problemas posturais, fraqueza muscular e dor nas costas.

Foto: Divulgação/DemóstenesCom a enfermeira Samara Carvalho
Com a enfermeira Samara Carvalho

Para prevenir a diástase abdominal, especialmente durante a gravidez, atente para os seguintes pontos:                                   

1. Exercícios seguros: Pratique exercícios seguros para fortalecer os músculos abdominais, como contrações do músculo transverso do abdômen.

2. Controle de peso: Mantenha um ganho de peso saudável durante a gravidez para reduzir a pressão sobre a parede abdominal.

3. Postura adequada: Mantenha uma postura correta, evitando inclinações excessivas para frente ou para trás.

4. Evite atividades de risco: Evite movimentos que coloquem pressão excessiva sobre os músculos abdominais, como levantamento de peso inadequado.

5. Fisioterapia pré-natal: Considere a orientação de um fisioterapeuta especializado em saúde da mulher para exercícios específicos.

Lembre-se de que cada gravidez é única, e a consulta com um profissional de saúde é crucial para orientação personalizada com base em sua situação específica.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.