Fechar
GP1

O mais importante é a continuidade dos exercícios; explico

As pausas ou interrupções no treinamento devem ser previstas pelo Profissional de Educação Física.

De todos os princípios do treinamento, o da Continuidade é um dos mais importantes. Ele se baseia na idéia de que a regularidade e a consistência são essenciais para alcançar resultados significativos e duradouros. Quando uma pessoa se exercita regularmente, ela permite que seu corpo se adapte gradualmente ao estresse do treinamento, o que leva a melhorias no condicionamento físico, força, resistência e saúde em geral.

Uma sessão de treino é como se fosse um estímulo que você aplica no seu organismo, este tem que ser na medida certa para que haja uma adaptação do organismo. A distância entre esses estímulos não pode ser muito longa pois os efeitos podem se perder. Por exemplo, se você não treina na sexta-feira e fica sábado e domingo também sem treinar; o intervalo de descanso fica muito longo e você corre o risco de ter uma perda de condicionamento físico.

Foto: Divulgação/AscomDemóstenes Ribeiro
Demóstenes Ribeiro

As pausas ou interrupções no treinamento devem ser previstas pelo Profissional de Educação Física; na realidade, o intervalo de descanso entre as sessões de treinamento depende da intensidade do treino, ou sej, quanto mais intenso, maior tem que ser o intervalo de descanso.

Portanto, é crucial equacionar bem as variáveis que interferem no treinamento.  Por exemplo, mantendo a consistência no treinamento, mesmo quando a motivação está baixa ou quando surgem obstáculos. Isso não significa que não se possa tirar um dia de folga quando necessário, mas sim que é importante retomar o treinamento o mais rápido possível e manter um padrão regular de atividade física.

Dessa forma, será possível colher os frutos de um treinamento bem planejado e consistente, alcançando resultados satisfatórios e duradouros.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.