Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Terras dos cerrados são tratadas como último eldorado e atraem empresários sérios e também criminoso


A vinda do ouvidor agrário nacional Gercino José da Silva Filho ao Piauí na semana passada, juntamente com a representação do Incra, para reuniões no Tribunal de Justiça, mostra o tamanho da bagunça fundiária em que se encontra o Estado, ilustrada em recente reportagem de jornal local que afirmou que 25 municípios têm mais áreas escrituradas do que as reais.

As terras chamadas nobres dos cerrados são tratadas como o último eldorado e tanto tem atraído empresários e agricultores sérios como pilantras de todo naipe, desde grileiros a pistoleiros com todos os tipos de crimes, de falsificação a assassinato, e muita, mas muita mesmo, falsificação de documentos.

Esse último crime jamais poderia ser cometido sem a omissão, a cumplicidade ou mesmo a co-autoria de elementos ligados a cartórios e até representantes da lei. A solução tem de ser buscada de maneira cirúrgica, cortando na carne e amputando membros infectados. O tamanho do problema não permite que se tente a velha acomodação, varrendo a sujeira para debaixo do tapete.

Além da grande repercussão causada pela grilagem, documentos falsos provavelmente foram utilizados para efeito de empréstimos bancários notadamente como garantia das operações, numa prática que constitui crime contra o sistema financeiro nacional.

Sobre o judiciário do Piauí recaem todas as expectativas da comunidade piauiense, na certeza de que não recuará da sua obrigação de corrigir o sistema, punindo exemplarmente os culpados, em qualquer esfera em que estejam, banindo definitivamente do Estado as velhas acomodações que não resolvem nada e agridem as bases da história.

Exclusivas

Passando o trator
O agiota mor está literalmente mandando passar o trator sobre os imóveis bem localizados que compra de pessoas "aperreadas" que caem nas suas mãos, ou melhor, garras implacáveis.

Tristeza
Famílias inteiras choram a perda, de uma hora para outra, de casas onde passaram a vida, viram seus filhos crescer e que tiveram de entregar pela metade do preço porque não tinham outra saída para fazer dinheiro rápido.

Muita dor
Para completar a dor, não podem sequer alimentar a esperança de comprar de volta o imóvel um dia porque logo depois de assinarem o recibo do dinheiro em espécie, assistem ao doloroso espetáculo, patrocinado ruidosa e efusivamente, pela equipe de demolição do "financista".

Folha
Hoje uma verdadeira legião de brutamontes trabalha para o "financista informal" que se orgulha de ter também na sua folha de pagamento gente que "resolve os problemas".

Silvio leva amigos

Na sua migração para o PP de Ciro Nogueira o ex-prefeito Silvio Mendes levará um bom número de amigos. O deputado Roncalli Paulo é um que não hesitará em assinar a ficha juntamente com o companheiro de muitas jornadas.
Imagem: Brunno Suênio/GP1Ex-prefeito Silvio Mendes(Imagem:Brunno Suênio/GP1)Ex-prefeito Silvio Mendes

Candidato a governador

Será muito difícil... difícil mesmo é convencer Silvio Mendes a ser candidato a outro cargo. Ele quer mesmo, e tudo indica que não abre nem para um navio carregado de ferro, é ser candidato a governador do Estado.

A hora é essa
Silvio Mendes e amigos mais chegados estão convencidos de que a hora de o ex-prefeito ser candidato a governador é agora, aproveitando a sua popularidade e a imagem de homem ético que não tem muitos interesses pessoais.

Pesquisas

Estrategistas ligados a Silvio Mendes calculam que a filiação a um partido que tem bases no interior do Estado, com o provável apoio de outro igualmente forte, somada a sua popularidade em Teresina o colocam como um forte candidato a chegar ao Palácio de Karnak.

Palavra de Ciro
O ex-prefeito Silvio Mendes tem a palavra de Ciro Nogueira de que, uma vez filiado ao PP, será o candidato do partido ao Governo.

Apoio do PTB
Ciro Nogueira conversou muito com o senador João Vicente Claudino, comandante no Piauí do forte PTB, com estruturas bem fincadas no interior do Estado, sobre apoio a candidatura de Silvio Mendes.

Convite do PTB

Interessante é que Silvio Mendes também tem convite para ingressar no PTB, que foi feito pelo próprio senador João Vicente, numa longa conversa que tiveram há algum tempo.

Entendimento

O certo é que Ciro Nogueira, presidente do PP; João Vicente Claudino; presidente do PTB, e Silvio Mendes, que recusou a presidência do PSDB, estão se entendendo muito bem.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.