Fechar
Colunista Feitosa Costa
GP1

Agricultor acusa diante de ouvidor nacional grupo Euclides Dicarli de fazer "grilagem" em Santa Filo


O agricultor de Santa Filomena, no sul do Piauí, Vitório Antônio Lopes, denunciou, no inicio da tarde de ontem, quarta-feira, 5, ao ouvidor agrário nacional e presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, desembargador Gersino José da Silva Filho, que grupos poderosos estão "grilando" terras no seu municipio, utilizando jagunços e promovendo o terror junto a legítimos posseiros. Ele acusou diretamente o grupo Euclides Dicarli. Revelou ainda que em em janeiro de 2011, 48 horas depois de denunciar em Brasília a grilagem na região, seu irmão, José Antônio Lopes, que também reagia à violência, foi assassinado a tiros.

O ouvidor nacional está em Teresina especialmente para tratar da "grilagem" de terras no Piauí com o desembargador Francisco Paes Landim, corregedor do Tribunal de Justiça do Piauí e nesta quinta-feira se encontrará com a presidente do Tribunal, desembargadora Eulálio, e com líderes de trabalhadores ruais, na sede do Incra.

A denúncia de Vitório foi feita durante a reunião e ele estava acompanhado de seu advogado, José Odon. O agricultor disse que não foi assassinado também porque não se encontrava em casa quando jagunços invadiram a sua residência e frustrados com sua ausência destruiram muitos de seus pertences.

O ouvidor nacional admitiu ter um levantamento sobre a extensão da "Grilagem" no Piauí e afirmou que algumas situações foram comprovadas e que vem sendo examinadas em profundidade para uma tomada de posição num prazo curto.Ele deu a entender que essa situação gera conflitos violentos.


Exclusivas


Na mira
Cartórios do sul do Estado cujos donos são apontados como cúplices dos "grileiros" foram todos mapeados e deverão passar por investigação dentro dos poróximos dias.

Polícia Federal
Uma denúncia altamente fundamentada foi encaminhada há dias à Polícia Federal sobre o esquema de grilagem de terras no sul do Estado.

Esquema
No centro do esquema de "grilagem" de terras no sul do estado estaria um advogado com posto de importância em repartição pública, segundo os rumores que correm em Teresina e em Uruçui.

Hildebrando Pascoal
Ouvidor agrário nacional e presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo, o desembargador Gersino José da Silva Filho, que chegou ontem e fica em Teresina durante todo o dia de hoje, foi responsável por muitas medidas tomadas para prender o famoso coronel Hildebrando Pascoal, aquele do Acre que usou um motoserra para esquartejar um inimigo.

Dossiê

Policial muito eficiente em investigação e de movimentos altamente discretos foi sondado com muita habilidade durante churrasco num bem frequentado sitio da estrada de Altos por um assessor de estreitas ligações com importante politico piauense sobre a possibilidade de montar uma equipe para trabalhar a partir de setembro em escritório de campanha que começa a ser montado em Teresina.

Dura face
Investigações em torno da morte da estudante de direito Fernanda Lages Veras, encontrada ao amanhecer do dia 25 de agosto de 2011, mostraram uma realidade que se teimava erm aceitar: o assedio de agenciadores nas redondezas das faculdades se tornou uma coisa comum.

Federal em atividade
Há sinais muito fortes de atividades da Polícia Federal na área de aplicação de recursos federais da Educação. Uma prefeitura do norte do Estado teria incluido na sua prestação de contas do Fundeb nota referente a depesa com um jantar para comemorar a passagem do Dia Internacional da Mulher.

Rodoviária envergonha
Envergonha os teresinenses a sua rodoviária. Bêbados e desocupados tomaram conta da área, as escadas rolantes não funcionam há meses, os banheiros são uma sujeira só e durante à noite o medo prevalece.

Selo amigo
Até agora não se tem informações oficiais em torno de denúncia feita por um oficial da Polícia Militar à direção da Secretaria de Transportes do Estado sobre a falsificação dos selos de embarque. A conversa que corre no terminal rodoviário é a de que a falsificação dos selos "é coisa de dentro".

Gordinho generoso
E tem aquele gordinho esperto e "generoso" que transita com uma desenvoltura impressionante nos corredores do centro administrativo do Estado...

Guerra surda

Empresas especializadas em vender segurança e serviços travaram uma guerra dura nos bastidores das concorrências nos últimos dias mas em parte terminaram se acertando
.

*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.